Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14724
metadata.dc.type: TCC
Title: Aspectos epigenéticos do câncer de mama: revisão bibliográfica dos mecanismos envolvidos na carcinogênese mamária e biomarcadores para a sua detecção precoce
Authors: Schumann, Ana Luiza Peixoto
metadata.dc.identifier.orientador: Queiroz, Paulo Roberto Martins
Abstract: O câncer de mama é uma das principais doenças neoplásicas que afetam a população feminina do Brasil e do mundo, estabelecendo uma crescente demanda para o desenvolvimento de novas abordagens para o diagnóstico precoce. Os mecanismos epigenéticos envolvidos na carcinogênese, como as modificações de histonas e a metilação de DNA aberrante, resultam na expressão alterada de miRNAs, os quais se demonstram promissores e úteis como biomarcadores não invasivos para o diagnóstico precoce e manejo da doença, sendo detectáveis em amostras de soro e/ou plasma. A presente revisão bibliográfica exploratória descreve as alterações epigenéticas envolvidas no desenvolvimento da neoplasia mamária, bem como os biomarcadores epigenéticos mais promissores para o seu diagnóstico precoce, com ênfase nos biomarcadores de miRNA circulante.
Keywords: Biomarcadores epigenéticos
Câncer de mama
Diagnóstico precoce
Citation: SCHUMANN, Ana Luiza Peixoto. Aspectos epigenéticos do câncer de mama: revisão bibliográfica dos mecanismos envolvidos na carcinogênese mamária e biomarcadores para a sua detecção precoce. 2020. Monografia (Graduação em Biomedicina) - Faculdade de Educação e Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14724
Issue Date: 2020
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Luiza.pdf575.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.