Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14726
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância clínica do teste do pezinho como triagem inicial para os erros inatos do metabolismo em fase pré-sintomática
Authors: Azevedo, Brunna Rafaela do Amaral
metadata.dc.identifier.orientador: Andrade, Tania Cristina Santos
Abstract: Dentre as diversas patologias que acometem de maneira agressiva pacientes recémnascidos, os erros inatos do metabolismo contabilizam uma grande porção destes infortúnios. Desde o início dos anos 60, o diagnóstico rápido e prático proporcionado pelo teste do pezinho garantiu a qualidade e o prolongamento da vida dos neonatos que carregam estas mutações em seus códigos genéticos. No Brasil, a maior incidência dos casos se volta principalmente para quatro doenças, sendo estas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, deficiência de biotinidase e deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.
Keywords: Fenilcetonúria
Hipotireoidismo Congênito
Deficiência
Glicose-6-fosfato desidrogenase
Biotinidase
Citation: AZEVEDO, Brunna Rafaela do Amaral. A importância clínica do teste do pezinho como triagem inicial para os erros inatos do metabolismo em fase pré-sintomática. 2020. Monografia (Graduação em Biomedicina) - Faculdade de Educação e Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14726
Issue Date: 2020
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brunna Rafaela.pdf380.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.