Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14728
metadata.dc.type: TCC
Title: Aspectos fisiopatológicos da disbiose intestinal em estudantes de uma instituição de ensino privada do Distrito Federal
Authors: Vieira, Giulia Causin
metadata.dc.identifier.orientador: Castro, Fabiola Fernandes dos Santos
Abstract: A disbiose é um distúrbio na homeostase da microbiota intestinal que pode interromper a relação simbiótica entre o hospedeiro e os microrganismos associados. Vários distúrbios metabólicos, alérgicos e de caráter psicológico estão associados ao desequilíbrio da microbiota intestinal. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar aspectos fisiopatológicos da disbiose intestinal em estudantes de uma instituição de ensino superior privada do Distrito Federal através da aplicação do Questionário de Rastreamento Metabólico (QRM). O QRM foi aplicado a 300 estudantes, dentre os quais 29% apresentaram disbiose intestinal. Estes exibiram de forma significativa sintomas característicos de renite alérgica, desequilíbrios emocionais e mentais, bem como disfunções cutâneas. Com isso, foram caracterizadas alterações gastrintestinais e extra intestinais ocasionadas pela disbiose e estabelecidas relações entre essas alterações e o desequilíbrio em questão, sendo essas relações de extrema importância para o diagnóstico e terapêutica das desordens abordadas.
Keywords: Disbiose
Ansiedade
Depressão
Hipersensibilidade
Questionário de Rastreamento Metabólico
Microbiota intestinal
Acne
Citation: VIEIRA, Giulia Causin. Aspectos fisiopatológicos da disbiose intestinal em estudantes de uma instituição de ensino privada do Distrito Federal. 2020. Monografia (Graduação em Biomedicina) - Faculdade de Educação e Ciências da Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14728
Issue Date: 2020
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giulia.pdf647.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.