Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14773
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Brenda Nóbrega Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T17:55:22Z | - |
dc.date.available | 2021-03-03T17:55:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14773 | - |
dc.description.abstract | Os impactos ambientais causados pelo uso exacerbado dos recursos naturais, desperdício de alimentos e a produção de resíduos sólidos têm aumentado cada vez mais no mundo inteiro, gerando impactos negativos no meio ambiente. É preciso conscientizar as pessoas a adotarem práticas sustentáveis no dia a dia, para que os danos sejam minimizados e possamos viver em paz e harmonia com a natureza. Os futuros nutricionistas, possuem uma grande responsabilidade nesse meio, pois a nutrição pode contribuir com a sustentabilidade em todas as suas áreas de atuação. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a percepção e os hábitos sustentáveis dos estudantes de nutrição. Este trabalho foi uma pesquisa de campo do tipo descritivo e transversal, que foi realizado em um Centro Universitário do Distrito Federal, por meio de um questionário de perguntas via Google Forms , com 51 universitários do curso de nutrição, do 4º ao 8º semestre, que se disponibilizaram a participar da pesquisa. Os participantes voluntários concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Dentre os resultados encontrados, 88,2% (n=45) dos entrevistados já tinham ouvido falar da sustentabilidade na nutrição, 82,4% (n=42) sabiam o significado e a sua importância e 76,5% (n=39) afirmaram saber como a sustentabilidade ajudaria no meio ambiente. Sobre os hábitos sustentáveis, 82,4% (n=42) afirmaram que evitam o desperdício de água, enquanto 88,2% (n=45) evita o desperdício de alimentos em casa. Apenas 52,9% (n=27) realiza com frequência a separação do lixo (orgânico do inorgânico). Sobre reaproveitamento/reutilização, apenas 52,9% (n=27) reaproveitam e reutilizam embalagens e produtos, enquanto 60,8% reaproveita as sobras de alimentos em outras refeições e apenas 29,4% (n=15) afirmaram reaproveitar e reutilizar cascas, sementes e utilizar PANC. Assim também, 90,2% (n=46) concordaram que a sustentabilidade deve ser mais abordada durante a graduação. Em suma, notou-se que os estudantes reconhecem que o tema sustentabilidade ainda é pouco abordado durante a fase acadêmica, com isso, ficou em evidência a necessidade de ampliá-lo | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-02-25T17:09:01Z No. of bitstreams: 1 Brenda Nóbrega Fernanandes Lopes .pdf: 433062 bytes, checksum: d3feee581d029c9f19adc222959234ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-03-03T17:55:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Brenda Nóbrega Fernanandes Lopes .pdf: 433062 bytes, checksum: d3feee581d029c9f19adc222959234ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-03T17:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brenda Nóbrega Fernanandes Lopes .pdf: 433062 bytes, checksum: d3feee581d029c9f19adc222959234ae (MD5) Previous issue date: 2021-02-25 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Nutrição | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Desperdício | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade: percepção e hábitos sustentáveis de estudantes de nutrição | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.orientador | Maynard, Dayanne da Costa | pt_BR |
dc.publisher | UniCEUB | pt_BR |
Appears in Collections: | NUT - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Brenda Nóbrega Fernanandes Lopes .pdf | 422.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.