Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14960
metadata.dc.type: TCC
Title: Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino do Distrito Federal-DF
Authors: Castro, Thiálita Rebeca Oliveira de
metadata.dc.identifier.orientador: Pegoraro, Vanessa Alvarenga
Abstract: A qualidade de vida (QV) é mensurada pelo o grau de percepção do indivíduo em sua vida física, psicológica, relação social e ambiente. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção sobre a qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem, em uma universidade privada do Distrito Federal-DF. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada com a utilização de um questionário sociodemográfico e o instrumento para avaliar a qualidade de vida intitulado WHOQOL-BREF. Participaram do estudo 175 acadêmicos. Como resultado encontrou-se que os acadêmicos apresentaram uma qualidade de vida boa. Dentre os domínios do instrumento avaliativo de QV, o pior apresentado foi o Psicológico, devido à sentimentos negativos, dos quais podem levar à ansiedade, estresse e até mesmo depressão. Já o melhor domínio apresentado foi o Físico, considerado como bom. Conclui-se que com os resultados oriundos do estudo poderão contribuir para o planejamento de estratégias a serem aplicadas, a fim de minimizar às dificuldades e conflitos identificados que recaem na qualidade de vida dos estudantes.
Keywords: Qualidade de vida
Acadêmicos de enfermagem
WHOQOL-BREF
Publisher: UniCEUB
Citation: CASTRO, Thiálita Rebeca Oliveira de. Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino do Distrito Federal-DF. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14960
Issue Date: 2020
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thialita Rebeca.pdf296.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.