Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14964
metadata.dc.type: TCC
Title: O elo entre o tráfico de mulheres e terrorismo: como a prática é realizada como instrumento de poder pelos grupos terroristas Boko Haram e Estado Islâmico
Authors: Diniz, Amanda Felix
metadata.dc.identifier.orientador: Medeiros, Fernanda Luíza S. de
Abstract: Este artigo pretende expor evidências que comprovem como a prática do tráfico de mulheres pelos grupos terroristas Boko Haram e Estado Islâmico é utilizada como um instrumento de poder por meio da violência de gênero. Através da investigação da dinâmica de funcionamento destes grupos, é possível observar que a prática do fenômeno é ao mesmo tempo utilizada como meio de lucro financeiro e como tática de guerra contra comunidades-alvo. A partir dos estudos de caso objeto desse artigo: o sequestro das garotas de Chibok pelo Boko Haram e o ataque contra a comunidade Yazidi pelo Estado Islâmico, é identificado um padrão de violência baseada no gênero. Com base em teorias feministas das Relações Internacionais analisa-se os elementos que influenciam a formação da identidade de gênero dos indivíduos envolvidos, bem como suas consequências no cenário de desigualdade de gênero, possibilitando, assim, a ocorrência do tráfico de mulheres.
Keywords: Tráfico de mulheres
Terrorismo
Boko Haram
Estado Islâmico
Feminismo
Desigualdade de gênero
Publisher: UniCEUB
Citation: DINIZ, Amanda Felix. O elo entre o tráfico de mulheres e terrorismo: como a prática é realizada como instrumento de poder pelos grupos terroristas Boko Haram e Estado Islâmico. 2020. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14964
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Diniz - 21707246.pdf352.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.