Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14966
metadata.dc.type: TCC
Title: A política de drogas brasileira e internacional para além do proibicionismo: modelos alternativos despenalização e legalização
Authors: Oliveira, Bruna Luiza de
metadata.dc.identifier.orientador: Alves, Gleisse Ribeiro
Abstract: A construção do regime de drogas estabelecido no âmbito internacional e internalizado pelas nações, fundamentada no controle social de países e grupos sociais específicos, baseou-se a restrição total de todas as atividades envolvendo substâncias entorpecentes. A pesquisa explicativa, descritiva e bibliográfica objetiva apontar os desdobramentos e consequências sociais, econômicas e securitárias dessa política, bem como avaliar os seus impactos no Brasil. Esse trabalho, através do construtivismo, analisa modelos de políticas alternativas através dos estudos de caso de países como: Portugal, que despenalizou o porte de pequenas quantidades de todas as drogas; Holanda, que descriminalizou a venda e porte das quantidades para uso pessoal da cannabis; Jamaica, que regulamentou o uso religioso da maconha entre adeptos do rastafarianismo; Israel, que pioneiramente regularizou o uso medicinal do canabidiol; Uruguai, que se tornou o primeiro país a legalizar a maconha para uso adulto e; Colorado, Estados Unidos, que realizou a legalização através do mercado. A partir desse diagnóstico, apontar as possíveis aplicações desses tratamentos, com suporte nas discussões vigentes, no Brasil.
Keywords: Drogas
Proibicionismo
Controle social
Despenalização
Legalização
Construtivismo
Brasil
Publisher: UniCEUB
Citation: OLIVEIRA, Bruna Luiza de. A política de drogas brasileira e internacional para além do proibicionismo: modelos alternativos despenalização e legalização. 2020. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14966
Issue Date: 9-Oct-2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Oliveira 21708376.pdf504.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.