Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14971
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção dos acadêmicos dos cursos de saúde sobre a relação do estilo de vida de adultos jovens e a predisposição a doenças crônicas não transmissíveis - DCNT
Authors: Alves, Sara da Silva
metadata.dc.identifier.orientador: Aguiar, Valéria Cristina da silva
Abstract: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) se caracterizam por etiologia e fatores de risco múltiplos, longos períodos de latência, desenvolvimento prolongado, origem não infecciosa e por estarem associadas a deficiências e incapacidades funcionais. Objetiva-se analisar a percepção dos acadêmicos dos cursos de saúde sobre a relação do estilo de vida e a predisposição à DCNT. Tratou-se de um estudo descritivo e transversal com abordagem quantitativa. Dados foram coletados por questionário referenciado pelo instrumento validado “O Perfil do Estilo de Vida Individual” por Nahas (2012), com amostra de 120 acadêmicos de saúde. Dos participantes, 95,8% afirmaram conhecer benefícios de frutas e verduras na alimentação, 99,2% consideraram o sedentarismo causalidade para obesidade, 97,5% compreendem os malefícios do tabagismo, 96,7% consideram benéfica uma rede de amigos e 90,8% consideraram o controle de estresse importante para evitar depressão. A abordagem desse tema no ambiente acadêmico pode contribuir para redução do aparecimento futuro dessas doenças.
Keywords: Doenças crônicas não transmissíveis
Estilo de vida
Qualidade de vida
Envelhecimento PERCEPTION
Publisher: UniCEUB
Citation: ALVES, Sara da Silva. Percepção dos acadêmicos dos cursos de saúde sobre a relação do estilo de vida de adultos jovens e a predisposição a doenças crônicas não transmissíveis - DCNT. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14971
Issue Date: 2020
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara Alves.pdf484.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.