Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14991
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência das parcerias público-privadas (PPPs) em países emergentes e seus reflexos no desenvolvimento: um estudo de caso da globalização indiana
Authors: Moreira, João Pedro de Sousa
metadata.dc.identifier.orientador: Alves, Gleisse Ribeiro
Abstract: O presente trabalho busca compreender como se deu o processo de globalização na índia sob a perspectiva das Parcerias Público-Privadas, um mecanismo de cooperação financeira que promoveu grandes alterações no panorama do país. A Índia, país de cultura milenar e que sofrera grandes explorações estrangeiras em seu período colonial é hoje uma das maiores economias do mundo, muito advindo de sua abertura comercial nos anos 1990, quando já era independente, e que permitiu a inserção de novos modelos econômicos de cooperação. Um dos principais modelos entre esses está o das Parcerias Público-Privadas, ou PPPs, como uma forma de financiamento de infraestruturas diferente da privatização, e por isso fora, e até os dias atuais é, de grande valia ao país. A compreensão desse processo meio a globalização internacional e a abertura comercial indiana será efetuada sobre a teoria da Interdependência Complexa de Robert Keohane e Joseph Nye, por abordar as novas relações de cooperação entre os países em detrimento dos conflitos. Diante disso, compreenderemos como esse processo se estrutura e como ocorreu no país ao longo dos anos, a necessidade das instituições para com a execução mutuamente benéfica desses processos, bem como os resultados que são vistos na atualidade e possíveis planos para o futuro.
Keywords: Globalização
Interdependência complexa
Parcerias Público-Privadas
Desenvolvimento
Cooperação
Investimento
Publisher: UniCEUB
Citation: MOREIRA, João Pedro de Sousa. A influência das parcerias público-privadas (PPPs) em países emergentes e seus reflexos no desenvolvimento: um estudo de caso da globalização indiana. 2020. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14991
Issue Date: 9-Oct-2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Moreira 21853550.pdf693.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.