Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14995
metadata.dc.type: TCC
Title: Do insulamento à democratização: sociedade civil e os processos decisórios da política externa brasileira nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca)
Authors: Coelho, Pedro Felipe Lima
metadata.dc.identifier.orientador: Dias, Frederico Seixas
Abstract: A discussão sobre democratização da Política Externa Brasileira cresceu significativamente após o regime militar, enfatizando a importância da sociedade civil nesse processo. Nesse sentido, a partir da década de 90, o continente americano foi marcado pela proposta da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e o insulamento burocrático das instituições públicas foi decaindo na medida em que o governo brasileiro foi permitindo espaços participativos com os cidadãos. Dessa forma, o presente trabalho buscar refletir sobre a atuação da esfera privada na Alca para avaliar o processo de democratização das instâncias governamentais no contexto da inserção internacional do Brasil no final do século XX.
Keywords: Alca
Política Externa Brasileira
Sociedade civil
Insulamento burocrático
Democratização
Participação social
Publisher: UniCEUB
Citation: COELHO, Pedro Felipe Lima. Do insulamento à democratização: sociedade civil e os processos decisórios da política externa brasileira nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). 2020. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14995
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro-Coelho-21704704.pdf712.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.