Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14996
metadata.dc.type: TCC
Title: A transição energética sendo usada na transição de poder: como China e Estados Unidos usam da energia limpa para influenciar o Brasil
Authors: Campos, Rodrigo Andrade Costa Pennaforte de
metadata.dc.identifier.orientador: Ferreira, Cláudio
Abstract: A presente monografia tratará de como Estados Unidos e China tem se portado na transição de poder em razão da transição energética – mudança da matriz elétrica global de energia fósseis para a energia limpa. Colocando em perspectiva os pensamentos de Robert Cox, será dissertado como o Estado americano usa de ideias contrárias as do sistema para manter sua posição no sistema internacional, e como o Estado chinês se posiciona a favor para assim implementar seu plano hegemônico. Dito isso, é abordado o papel do Brasil para refletir e propagar ideais das potências globais na América Latina.
Keywords: Transição de poder
Transição Energética
Robert Cox
Brasil e América Latina
Publisher: UniCEUB
Citation: CAMPOS, Rodrigo Andrade Costa Pennaforte de. A transição energética sendo usada na transição de poder: como China e Estados Unidos usam da energia limpa para influenciar o Brasil. 2020. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14996
Issue Date: 2020
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Pennaforte 21708694.pdf819.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.