Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15009
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Questões emocionais de pais de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa |
Authors: | Matias, Victória Régia Freire |
metadata.dc.identifier.orientador: | Albuquerque, Roberto Nascimento de |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista, tem como características principais: comprometimento cognitivo, dificuldade na comunicação e linguagem e presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Essa situação pode afetar pais e cuidadores de crianças autistas no momento que recebem o diagnóstico. Frente ao exposto, o presente estudo teve como objetivo verificar as principais questões emocionais vivenciadas pelos pais de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista. Por meio de uma revisão integrativa de literatura observou-se que as questões mais debatidas sobre o assunto se referem às situações emocionais apresentadas na descoberta do diagnóstico, o medo e ansiedade pós-diagnóstico, além das dificuldades encontradas na relação entre familiares e no cuidado do filho com autismo. Ressalta-se que a literatura sobre questões emocionais dos pais de crianças autistas é escassa e necessita-se de novas pesquisas a fim de contribuir e aprofundar as discussões sobre tal temática. |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista Transtorno Autístico Família |
Publisher: | UniCEUB |
Citation: | MATIAS, Victória Régia Freire. Questões emocionais de pais de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15009 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Final Victória Régia.pdf | 890.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.