Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15019
metadata.dc.type: TCC
Title: Cuidados de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica: revisão narrativa da literatura
Authors: Ribas, Camila dos Santos
metadata.dc.identifier.orientador: Teixeira, Samuel Rios
Abstract: A pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) é uma infecção relacionada a assistência de saúde (IRAS) desenvolvida e diagnosticada 48 horas após início da ventilação mecânica (VM), necessitando de um protocolo de cuidados para sua prevenção e a enfermagem como protagonista do cuidado ao paciente, desempenha maior parte dessas medidas. O objetivo do presente estudo foi analisar a produção científica atual sobre a atuação da enfermagem na aplicação de bundles de prevenção em UTI e sua relevância na redução da incidência. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, com artigos entre 2010 a 2020, nas bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed. Conclui-se que a adesão às medidas preventivas, quando realizadas adequadamente, são capazes de reduzir a incidência de PAV. Nesse contexto a enfermagem tem um papel fundamental, liderando a equipe e capacitando-os para garantir a segurança do paciente.
Keywords: Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica
Cuidados de Enfermagem
Protocolos de Enfermagem
Publisher: UniCEUB
Citation: RIBAS, Camila dos Santos. Cuidados de enfermagem na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica: revisão narrativa da literatura. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15019
Issue Date: 2020
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final Camila Ribas.pdf179.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.