Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15032
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estratégias de comunicação efetiva para a segurança do paciente: revisão integrativa |
Authors: | Vieira, Juliana Rodrigues |
metadata.dc.identifier.orientador: | Rocha, Renata de Paula Faria |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo analisar na literatura as estratégias de comunicação efetiva para a segurança do paciente. Para alcançá-lo propôs-se uma revisão integrativa da literatura, com busca dos artigos nas bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, abrangendo estudos publicados entre 2015 e 2020. A amostra final foi formada por 11 artigos, analisados a partir da qualidade metodológica, do nível de evidência e da relevância dos resultados, e emergiram duas categorias temáticas: 1- Obstáculos para a comunicação efetiva e 2- Estratégias para melhorar a comunicação. Com base no estudo realizado, conclui-se que a comunicação efetiva aumenta a produtividade, eficiência dos profissionais de saúde e as trocas de informações devem ser transmitidas de forma completa, sem obstáculos e ruídos entre os membros da equipe. Evidenciou-se ferramentas para qualificar esse processo, com ênfase na cultura de segurança do paciente e educação continuada para uma assistência segura e de qualidade. |
Keywords: | Comunicação Segurança do Paciente Cuidados de enfermagem |
Publisher: | UniCEUB |
Citation: | VIEIRA, Juliana Rodrigues. Estratégias de comunicação efetiva para a segurança do paciente: revisão integrativa. 2020. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário da Brasília, Brasília, 2020. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15032 |
Issue Date: | 2020 |
Appears in Collections: | ENF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Juliana Rodrigues.pdf | 387 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.