Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15185
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A associação do diabetes e da prática de exercício físico sobre o autocuidado, ansiedade, depressão e autoeficácia
Authors: Teixeira, Renata Guimarães
metadata.dc.identifier.orientador: Sérgio Henrique de Souza Alves
Abstract: O diabetes mellitus é uma doença que apresenta uma prevalência e incidência alta em todo mundo, sendo a inatividade física um dos fatores que está associado ao surgimento de diversos casos de diabetes. O presente do estudo teve por objetivo comparar o efeito da diabetes mellitus e do exercício físico sobre os aspectos relacionados ao autocuidado, índices de ansiedade, depressão e auto eficácia. A amostra foi composta por 205 indivíduos, sendo estes segmentados em 4 grupos: grupo diabético ativo (GDA, n=50), grupo diabético sedentário (GDS, n=50), grupo normoglicêmico ativo (GNA, n=51) e grupo normoglicêmico sedentário (GNS, n=54). A pesquisa foi realizada através do preenchimento de 4 questionários, sendo eles: Questionário de Anamnese, Escala de Avaliação das Capacidade de Autocuidado, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e Escala de Auto eficácia geral percebida. Diante dos resultados obtidos, observa-se que o exercício físico e o diabetes apresentam influência estatisticamente significativa (p<0,001) para as quatro variáveis analisadas. Pode-se verificar que o diabetes mellitus se demonstra como um aspecto negativo para o surgimento de distúrbios psicológicos e diminuição nos comportamentos de autocuidado e auto eficácia. Em contrapartida, o exercício físico se demonstra como um fator que auxilia na melhora de todos os aspectos estudados.
Keywords: Diabetes mellitus
Exercício físico
Autocuidado
Ansiedade
Depressão
Autoeficácia
Citation: TEIXEIRA, Renata Guimarães. A associação do diabetes e da prática de exercício físico sobre o autocuidado, ansiedade, depressão e autoeficácia. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15185
Issue Date: 2020
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61800036.pdf681.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.