Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira Filho, Marcílio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T16:33:53Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T16:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA FILHO, Marcílio da Silva. Terminação consensual de litígios judiciais envolvendo o poder público estadual como política pública entre os anos de 2015 e 2019. 2020. Tese (Doutorado em Direito) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15193 | - |
dc.description.abstract | A presente tese de doutoramento tem como objeto analisar se as criações e alterações normativas dos últimos anos (v.g. CPC de 2015, Lei 13.140, legislações estaduais, entre outros) ensejaram o aumento e o estímulo à prática da consensualidade pelo Poder Público em nível Estadual, com a redução da litigiosidade perante o Poder Judiciário, ou se as medidas de estímulo esbarram em entraves decorrentes do arranjo institucional inerente aos Estados-membros e ao DF. Como objetivo, pretende-se verificar os motivos pelos quais, a despeito das alterações normativas efetivadas nos últimos anos para fomentar as transações administrativas, a conflituosidade envolvendo o Poder Público continua sendo apontada como um dos fatores para os altos números de litigiosidade no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em duas partes: em uma primeira parte, avaliou-se como a abordagem de Direito e Políticas Públicas, bem como as bases teóricas da dogmática sobre consensualidade, contribuem para uma compreensão sobre o problema de pesquisa; na segunda parte, foram apresentados dados colhidos na análise dos arranjos institucionais implementados nos Estados-membros e no DF, além dos resultados de entrevistas realizadas nas duas câmaras com mais tempo de funcionamento: Goiás e Rio Grande do Sul. Para tanto, dividiu-se a análise em quatro fases de criação de uma política pública de consensualidade: 1) fase de normatização da transação; 2) fase de normatização da câmara; 3) fase de implementação e funcionamento da câmara; 4) fase de ação consensual. Em cada fase, foram apresentados dados da análise dos Estados-membros e do DF quanto à consensualidade, permitindo uma avaliação sobre a validade da hipótese lançada no trabalho, traçando um panorama sobre a situação brasileira e sugerindo medidas que poderiam ser adotadas em uma política pública mais ampla. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-08-06T13:13:11Z No. of bitstreams: 1 61700022.pdf: 2902007 bytes, checksum: 4f9f93a84c828c1428759834ed9bf30b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-08-16T16:33:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61700022.pdf: 2902007 bytes, checksum: 4f9f93a84c828c1428759834ed9bf30b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-16T16:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61700022.pdf: 2902007 bytes, checksum: 4f9f93a84c828c1428759834ed9bf30b (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transações administrativas | pt_BR |
dc.subject | Litigiosidade | pt_BR |
dc.subject | Consensualidade | pt_BR |
dc.title | Terminação consensual de litígios judiciais envolvendo o poder público estadual como política pública entre os anos de 2015 e 2019 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.date.criacao | 2020 | - |
dc.identifier.orientador | Patrícia Perrone Campos Mello | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
61700022.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.