Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Matheus Gomes Nina | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T14:43:53Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T14:43:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15211 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto o estudo da relação jurídica entre os trabalhadores e as empresas de aplicativo sob demanda, em especial a Uber. Na doutrina, este fenômeno é denominado de “uberização”. Tendo em vista a grande quantidade de motoristas que laboram para essas empresas e a inexistência de legislação específica sobre o tema no Brasil, o presente trabalho visa analisar se a relação jurídica entre os trabalhadores e as empresas de aplicativo pode ser configurada como vínculo empregatício e, por via de consequência, gerar para esses trabalhadores todos os direitos trabalhistas previstos na CF/88 e na CLT. Nesse sentido, será defendida neste trabalho a hipótese de que há a configuração desse vínculo empregatício, tendo em vista a presença no plano fático, conforme dispõe o princípio norteador do direito trabalhista da primazia da realidade, de todos os requisitos previstos na CLT para a caracterização do vínculo, sendo eles, a pessoa física, pessoalidade, não-eventualidade, onerosidade e subordinação, muito embora a jurisprudência nacional ter-se mostrado, até o presente momento, favorável à tese defendida pelas próprias empresas de aplicativo, de que na realidade os trabalhadores exercem o trabalho de maneira autônoma, sendo apenas “parceiros” das empresas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-17T12:03:25Z No. of bitstreams: 1 Matheus Ribeiro 21604669.pdf: 956431 bytes, checksum: d8777783748468c0c0dfd8735e54007e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-08-19T14:43:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Matheus Ribeiro 21604669.pdf: 956431 bytes, checksum: d8777783748468c0c0dfd8735e54007e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-19T14:43:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matheus Ribeiro 21604669.pdf: 956431 bytes, checksum: d8777783748468c0c0dfd8735e54007e (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Uberização | pt_BR |
dc.subject | Direitos sociais | pt_BR |
dc.subject | Vínculo empregatício | pt_BR |
dc.subject | Economia de compartilhamento | pt_BR |
dc.title | A relação jurídica entre motoristas de aplicativo e as operadoras e sua caracterização no âmbito do direito do trabalho | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Débora Soares Guimarães | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Matheus Ribeiro 21604669.pdf | 934.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.