Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaximo, Rafael Garrido-
dc.date.accessioned2021-08-20T14:36:28Z-
dc.date.available2021-08-20T14:36:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15235-
dc.description.abstractO desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de comunicação possibilitaram o surgimento de novas formas de prestação de serviços a nível global. Houve o aperfeiçoamento da eficiência, conferindo celeridade aos processos e redução dos custos tanto para as empresas quanto para os consumidores. Esta pesquisa analisa o tipo de serviço prestado pelos motoristas de aplicativo, em especial, da empresa Uber, e os aspectos legais pelos quais as instâncias trabalhistas interpretam a relação empregatícia entre estes para com as empresas prestadoras de serviços na área de transporte privado urbano, por meio de aplicativo de transporte. A metodologia utilizada consiste na análise de obras teóricas e instrumentos legais que discutem acerca dos conceitos. A análise doutrinária e jurisprudencial se pautou no sentido de haver ou não vínculo empregatício entre motoristas e empresas de transporte por aplicativo. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), de forma unânime, entende que o motorista de transporte privado individual de passageiros por aplicativo é um trabalhador autônomo, sem relação empregatícia com a empresa para qual presta serviço, tendo em vista a ausência dos pressupostos necessários para a configuração do referido vínculo. Nesse contexto, torna-se necessária a regulamentação específica, a exemplo de instrumento legal e jurisprudencial referenciados na pesquisa, que estabelecem o regime de transporte privado individual de passageiros, em consonância com os princípios da livre-iniciativa, da liberdade de concorrência e da proteção do consumidor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-18T11:55:14Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL MAXIMO 21654333.pdf: 261712 bytes, checksum: 994ecaa2cf3ec3d74951733e18a9f8b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-08-20T14:36:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAFAEL MAXIMO 21654333.pdf: 261712 bytes, checksum: 994ecaa2cf3ec3d74951733e18a9f8b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-20T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL MAXIMO 21654333.pdf: 261712 bytes, checksum: 994ecaa2cf3ec3d74951733e18a9f8b7 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransporte privado individual por aplicativopt_BR
dc.subjectMotorista de aplicativopt_BR
dc.subjectPrestação de serviço autônomopt_BR
dc.subjectContrato de trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalhador autônomopt_BR
dc.subjectVínculo empregatíciopt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.titleTransporte privado individual de passageiros por aplicativo: análise da relação jurídica entre motorista e empresa (Uber)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorPaulo Henrique Franco Palharespt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL MAXIMO 21654333.pdf255.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.