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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Maximo, Rafael Garrido | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T14:36:28Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20T14:36:28Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15235 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de comunicação possibilitaram o surgimento de novas formas de prestação de serviços a nível global. Houve o aperfeiçoamento da eficiência, conferindo celeridade aos processos e redução dos custos tanto para as empresas quanto para os consumidores. Esta pesquisa analisa o tipo de serviço prestado pelos motoristas de aplicativo, em especial, da empresa Uber, e os aspectos legais pelos quais as instâncias trabalhistas interpretam a relação empregatícia entre estes para com as empresas prestadoras de serviços na área de transporte privado urbano, por meio de aplicativo de transporte. A metodologia utilizada consiste na análise de obras teóricas e instrumentos legais que discutem acerca dos conceitos. A análise doutrinária e jurisprudencial se pautou no sentido de haver ou não vínculo empregatício entre motoristas e empresas de transporte por aplicativo. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), de forma unânime, entende que o motorista de transporte privado individual de passageiros por aplicativo é um trabalhador autônomo, sem relação empregatícia com a empresa para qual presta serviço, tendo em vista a ausência dos pressupostos necessários para a configuração do referido vínculo. Nesse contexto, torna-se necessária a regulamentação específica, a exemplo de instrumento legal e jurisprudencial referenciados na pesquisa, que estabelecem o regime de transporte privado individual de passageiros, em consonância com os princípios da livre-iniciativa, da liberdade de concorrência e da proteção do consumidor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-08-18T11:55:14Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL MAXIMO 21654333.pdf: 261712 bytes, checksum: 994ecaa2cf3ec3d74951733e18a9f8b7 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-20T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL MAXIMO 21654333.pdf: 261712 bytes, checksum: 994ecaa2cf3ec3d74951733e18a9f8b7 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Transporte privado individual por aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Motorista de aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Prestação de serviço autônomo | pt_BR |
dc.subject | Contrato de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Trabalhador autônomo | pt_BR |
dc.subject | Vínculo empregatício | pt_BR |
dc.subject | Uber | pt_BR |
dc.title | Transporte privado individual de passageiros por aplicativo: análise da relação jurídica entre motorista e empresa (Uber) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Paulo Henrique Franco Palhares | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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