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dc.contributor.authorRocha, Lilian Rose Lemos (coord.)-
dc.date.accessioned2021-09-08T11:53:01Z-
dc.date.available2021-09-08T11:53:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationROCHA, Lilian Rose Lemos (coord.). Caderno de pós-graduação em direito: estado, sociedade e direito. Brasília: CEUB, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15330-
dc.description.abstractA disciplina “Estado, Sociedade e Direito” da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do CEUB tem como intuito despertar a reflexão crítico-analítica da transversalidade jurídica. Assim, pensar sob a ótica transversal exige, tanto do corpo discente quanto do corpo docente, a integração de saberes e sistemas para a articulação de novos conhecimentos, o aprimoramento dos argumentos e a visão menos segmentada do campo do Direito. Em meio à contínua complexidade desenvolvida pelo Estado e pela sociedade, nota-se o fundamental papel do Direito na articulação de contrários a partir do diálogo de diversos campos e na própria movimentação da complexidade que se faz pela operacionalização de instrumentos de áreas distintas na compreensão de que não existe uma única realidade. O diálogo transversal, portanto, demonstra intrínseco à matriz disponibilizada por meio da disciplina “Estado, Sociedade e Direito”, que foi fruto de intensos debates e reflexões no primeiro semestre de 2021. Em conjunto ao exposto, outro instrumento analítico que atravessou a ótica de interpretações e diálogos debatidos relaciona-se à pandemia mundial gerada pelo coronavírus (Covid-19), vírus Sars-Cov-2 e novas variantes. Percebida como um dos maiores desafios mundiais da humanidade no presente tempo, a pandemia foi incluída como lente perceptiva de análise do impacto gerado no Estado, na Sociedade e no redesenho do próprio Direito. Corroborando para a intensa discussão em sala de aula, os/as estudantes da disciplina realizaram a articulação desses diversos saberes a fim de produzir novos diálogos jurídicos a partir do contexto atual percebido e vivido no cenário brasileiro. A seguir, alguns desses trabalhos (artigos) foram selecionados com o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento no intuito de que a Educação Superior deve “estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo”, em consonância com o artigo 43, inciso III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996). APRESENTAÇÃO Desse modo, nenhum trabalho busca esgotar os saberes e diálogos sobre o tema que aborda. Pelo contrário, cada estudante teve a missão de iniciar um discurso interpretativo sobre as relações do Estado, Sociedade e Direito a fim de convidar o leitor e a leitora a mergulharem em reflexões atuais e estimulantes em relação às novas repercussões no campo jurídico. Por fim, a produção escrita consubstanciada nos artigos de cada discente reflete o ambiente de discussões plurais proporcionado em sala de aula. Com isso, os artigos buscam identificar o novo procedimento analítico da capacidade estatal frente às variantes dinâmicas institucionais e sociais, exigindo a adaptabilidade do Direito que insurge uma alteração de paradigma.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-09-08T11:52:32Z No. of bitstreams: 1 Estado_Sociedade_e_Direito_CEUB2021.pdf: 978273 bytes, checksum: 7ae17056ccfa678513640cd27415dd0c (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireito e sociedadept_BR
dc.subjectTransversalidade jurídicapt_BR
dc.titleCaderno de pós-graduação em direito: estado, sociedade e direitopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.publisherCEUBpt_BR
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