Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15424
metadata.dc.type: TCC
Title: As consequências da pandemia nas comunidades quilombolas: uma análise das políticas voltadas para essa população sob o ponto de vista de atores locais: estudo de caso: Comunidade Kalunga (Engenho II)
Authors: Santos, Ana Carla Pereira
metadata.dc.identifier.orientador: Regina de Souza Maniçoba
Abstract: A compreensão da realidade da comunidade quilombola, a partir do ponto de vista de atores locais junto com a reflexão acerca das medidas tomadas durante à crise, seja com medidas de contenção do vírus, seja com medidas de suporte à população, é um importante instrumento de análise. Populações em questão de vulnerabilidade estão desproporcionalmente expostos à riscos, e comunidades quilombolas possuem dificuldades que tem origem antes mesmo da crise sanitária da pandemia da Covid-19. A realidade das comunidades remanescentes dos quilombolas vem de uma história de resistência e ainda enfrentam problemas com a documentação e comprovação de que são mesmo comunidades que se enquadram nos requisitos legais para serem alcançados pelas ações afirmativas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise do impacto da pandemia nas comunidades quilombolas, levando em consideração se as políticas criadas em contexto pandêmico foram eficientes para a proteção dessa população. Para adequar o embasamento teórico à dinâmica da pandemia vivenciada pelas comunidades quilombolas, e para o alcance dos objetivos propostos, investigou-se a comunidade Kalunga, em Cavalcante (GO), como estudo de caso. Por ser o povoado mais próxima e que possui maior facilidade de acesso, o povoado Kalunga do Engenho II, foi a população diretamente observada. Como instrumento de coleta de dados o presente trabalho utilizou entrevista semiestruturada e pesquisa de campo. Pode-se concluir que no Engenho II os maiores problemas enfrentados foram relacionados à questão de falta de registros oficiais e a dificuldade de dados concretos quanto ao número de casos na comunidade Kalunga, e questões sobre recursos destinados ao combate à pandemia, que foi apresentada por todos os entrevistados como algo insuficiente, o que mostra a ineficiência no amparo à população quanta às verbas do governo. A doação de terceiros foi suporte essencial nos anos de pandemia de Covid-19.
Keywords: Vulnerabilidade social
Políticas públicas
Comunidade Kalunga Engenho II
Comunidades quilombolas
Pandemia de Covid-19
Citation: SANTOS, Ana Carla Pereira. As consequências da pandemia nas comunidades quilombolas: uma análise das políticas voltadas para essa população sob o ponto de vista de atores locais: estudo de caso: Comunidade Kalunga (Engenho II). Monografia (Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15424
Issue Date: 2021
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carla Pereira Santos.pdf208.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.