Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15428
metadata.dc.type: TCC
Title: A aplicação do direito do mar na área de proteção ambiental marinha em face das recorrentes violações ao mesmo: estudo de caso sobre o desastre Deepwater Horizon 2010
Authors: Almeida, Beatrice Vilar
metadata.dc.identifier.orientador: Claudio Tadeu C. Fernandes
Abstract: O Direito do Mar se ampara em diversos tratados como fonte, porém, possui como base principal o Tratado de Montego Bay de 1982. Este reveste o Direito do Mar de normas gerais, mas sem muitas especificidades técnicas que fazem falta quando estudamos o regime das plataformas petrolíferas, por exemplo. A proteção do meio ambiente marinho, no entanto, é um dos temas mais amplamente regulamentados sob o Tratado e é, também, o foco deste estudo. Assim, a partir do estudo de caso do desastre Deepwater Horizon, de 2010, entendemos como a interdependência torna a adoção mundial do Tratado importante para a conservação dos recursos naturais marinhos, e como o não cumprimento de suas regras impacta negativamente em todo o ecossistema. Vemos também que o Direito do Mar tem deixado muito de sua regulamentação à mercê dos Estados e de suas políticas internas, onde, infelizmente, o desenvolvimento econômico normalmente desponta como prioridade, em detrimento da proteção ambiental. Por isso, existe a necessidade de um Direito do Mar mais forte e respeitável internacionalmente, que una as esferas econômica e ambiental, pensando sempre no desenvolvimento sustentável do planeta.
Keywords: Direito do mar
Desenvolvimento sustentável
Deepwater Horizon
Meio ambiente marinho
Interdependência
Citation: ALMEIDA, Beatrice Vilar. A aplicação do direito do mar na área de proteção ambiental marinha em face das recorrentes violações ao mesmo: estudo de caso sobre o desastre Deepwater Horizon 2010. 2019. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15428
Issue Date: 2019
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500325.pdf623.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.