Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15438
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | NAD, Núcleo de Apoio ao Discente | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T14:42:53Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16T14:42:53Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE. Orientações inclusivas aos docentes. Brasília: CEUB, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15438 | - |
dc.description.abstract | O Programa Núcleo de Apoio ao Discente – NAD, realiza atendimento psicopedagógico especializado, formação continuada, como cursos de Libras básico, intermediário e avançado, de ledor, transcritor, descritor, oficinas de estudos aos colaboradores, encontro de inclusão social, apresentações em semanas pedagógicas, participação nas avaliações do MEC, apoio na aplicação das provas da Avaliação Multidisciplinar Cumulativa - AMC, elaboração de material didático que auxilie professores, alunos e colaboradores, seleção de intérpretes em Libras, e dentre outras atividades. O diferencial desta proposta encontra-se no trabalho desenvolvido por uma instituição particular de ensino superior que enfoca a articulação entre professores e alunos. Promove-se a troca de experiências entre os estudantes assistidos pelo NAD e o trabalho voluntário, em busca do atendimento à diversidade e ao respeito às diferenças, colocando em prática um dos princípios do CEUB. Assim, viabiliza-se a integração dos alunos e a construção de um caminho de responsabilidade social de dentro para fora da instituição, ressaltando-se a formação continuada de professores por meio do conhecimento científico. A promoção da inclusão social requer o reconhecimento da diversidade de raça, gênero, idade e deficiência, presente na sociedade e que, historicamente, está associada às situações de desigualdade. Cabe às políticas públicas promover atenções próprias que considerem a diversidade de interesses e necessidades para promover igualdade de oportunidades. Cada um dos indivíduos tem que ser respeitado em suas especificidades. Cada setor de atendimento do NAD é responsável por projetos institucionais específicos de acordo com a fusão realizada dos núcleos NAD e NIVA, proposta pela Diretoria Acadêmica do CEUB, juntamente com a Assessoria de Extensão e Integração Comunitária. Assim, as ações desenvolvidas pelo NAD são: acolher os estudantes de forma afetiva e respeitosa, promover a inclusão, a acessibilidade e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; aperfeiçoar e acompanhar as ações de acessibilidade; incentivar a permanência de alunos com necessidades educacionais especiais; eliminar barreiras arquitetônicas; propiciar condições para utilização, com segurança e autonomia total ou assistida, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte, dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação para pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Conhecer o cotidiano acadêmico dos estudantes com necessidades educacionais especiais é fundamental para compreender as reais demandas desses alunos. Falar em acessibilidade, mobilidade, inclusão, condições para acesso não se aplica apenas à eliminação de barreiras arquitetônicas, ao mobiliário adequado ou ao uso de tecnologias de ponta. O NAD do CEUB tem um diferencial importante: a afetividade no acolhimento e no tratamento ao aluno. Recebê-lo com amor fraterno, carinho, sorriso nos lábios, contato corporal respeitoso, escuta atenta e receptiva é essencial para a inclusão do estudante no âmbito acadêmico, suavizando a passagem de uma realidade a outra, conquistando sua confiança nas pessoas que o acolhem e no trabalho do setor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-12-16T14:42:40Z No. of bitstreams: 1 CartilhaNAD_2021_v3.pdf: 998227 bytes, checksum: 837996dad1c1d0ead6191fbea08bf552 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-12-16T14:42:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CartilhaNAD_2021_v3.pdf: 998227 bytes, checksum: 837996dad1c1d0ead6191fbea08bf552 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-16T14:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CartilhaNAD_2021_v3.pdf: 998227 bytes, checksum: 837996dad1c1d0ead6191fbea08bf552 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Apoio ao Discente | pt_BR |
dc.subject | NAD/CEUB | pt_BR |
dc.subject | Alunos especiais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Cartilha NAD | pt_BR |
dc.title | Orientações inclusivas aos docentes | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
Appears in Collections: | BIB - EBooks |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CartilhaNAD_2021_v3.pdf | 974.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.