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dc.contributor.authorNóbriga, Sophia Borges-
dc.date.accessioned2022-02-14T22:33:02Z-
dc.date.available2022-02-14T22:33:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15665-
dc.description.abstractDireito à escolarização: uma análise do RE 888.815/RS e da Lei nº 6.759/2020 do Distrito Federal. A baixa colocação do ensino brasileiro no ranking internacional é sinal de alerta sobre a escolarização do país. A educação clama por atenção, seja por meio da intervenção estatal ou por meio do ensino domiciliar, todavia a falta de legislação federal prejudica o desenvolvimento deste método adotado por cerca de 35 mil crianças e jovens no Brasil. Dessa forma o presente trabalho abordará a disposição do ordenamento jurídico brasileiro em sua forma hierarquizada para, a partir dessa organização, será apresentado o conceito da educação, os princípios constitucionais que a norteiam juntamente com o papel do Estado em face dessa atividade de formação de crianças e jovens. Na sequência abordar-se-á um emblemático caso julgado pelo Supremo Tribunal Federal acerca do ensino domiciliar (homeschooling). Posteriormente, será apresentado legislação infraconstitucional recente sobre a lei do ensino domiciliar no Distrito Federal. Por fim, será tratada a importância da educação na formação do ser humano em sua integralidade, objetivando-se não defender uma metodologia educativa em detrimento de outra, mas preocupando-se com a formação na totalidade do sujeito de direito. Adotou-se como metodologia de pesquisa o método de abordagem de análise do discurso jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal, doutrinário e legislativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2022-01-24T13:36:18Z No. of bitstreams: 1 RA 21704299 Sophia Nóbriga.pdf: 560834 bytes, checksum: 838a90b74b51cd7b61622cd1bcd0b3c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-02-14T22:33:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RA 21704299 Sophia Nóbriga.pdf: 560834 bytes, checksum: 838a90b74b51cd7b61622cd1bcd0b3c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T22:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RA 21704299 Sophia Nóbriga.pdf: 560834 bytes, checksum: 838a90b74b51cd7b61622cd1bcd0b3c7 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireito socialpt_BR
dc.subjectConstituição Federalpt_BR
dc.subjectPrincípiospt_BR
dc.subjectEstudo conteudistapt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectSupremo Tribunal Federalpt_BR
dc.subjectEnsino domiciliarpt_BR
dc.subjectHomeschoolingpt_BR
dc.titleDireito à escolarização: uma análise do RE 888.815/RS e da Lei nº 6.759/2020 do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorAnna Luiza de Castro Gianasipt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

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