Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15859
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Transtorno do pânico: fragmento de uma experiência clínica e articulações com Winnicott |
Authors: | Soares, Cristina Maria |
metadata.dc.identifier.orientador: | Lívia Milhomem Januário |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo discutir o transtorno de pânico a partir de um caso clínico de uma paciente adolescente, tomando como base as contribuições de Winnicott. Onde coube problematizar, como a teoria winnicottiana pode contribuir para a compreensão do transtorno do pânico. Para tanto, contextualizou-se o transtorno do pânico nos manuais de psiquiatria e na psicanálise. Também se discutiu os conceitos winnicottianos mais significativos para abordagem do tema como o medo do colapso. Ainda foi realizado as articulações do tema com a clínica, trazendo um caso de uma paciente adolescente. No tocante aos desafios no tratamento psicanalítico salienta-se a metáfora da mãe suficientemente boa, a representação do ambiente falho na relação terapeuta e paciente, a importância de um setting transferencial em que está sendo feito um trabalho junto ao manejo de um setting virtual que foi experienciado no atendimento online. Por fim, o conhecimento da técnica psicanalítica propiciara uma nova oportunidade de vivenciar o que foi interrompido, inconscientemente, tendo o analista enquanto ambiente. |
Keywords: | Medo do colapso Transtorno do pânico Winnicott |
Citation: | SOARES, Cristina Maria. Transtorno do pânico: fragmento de uma experiência clínica e articulações com Winnicott. 2022. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15859 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristina Maria Soares.pdf | 459.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.