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dc.contributor.authorSantos, Verônica Laís Barcelos dos-
dc.date.accessioned2022-04-14T19:57:09Z-
dc.date.available2022-04-14T19:57:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Esse estudo demonstrou-se relevante pelo fato de as sociedades atuais serem perpassadas pela desigualdade e exclusão social, revelando uma realidade de privação e inacessibilidade de grande parcela da população a direitos básicos, como alimentação, educação e saúde. Nesse sentido, no contexto escolar, a educação inclusiva apresenta-se como ferramenta de transformação da realidade social, pois objetiva a garantia do direito de todos/as à educação, bem como a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de ensino médio do Distrito Federal - DF. Os resultados indicaram que os professores/as entrevistados/as reconhecem a importância da promoção das experiências estéticas em sala de aula como alternativa para complementar os conhecimentos científicos, possibilitando a articulação dessa modalidade do saber com outras expressões e visões de mundo. Os resultados também indicaram que os/as três entrevistados/as acreditam que a arte, enquanto expressão humana, rompe com os paradigmas e tabus tão presentes nas sociedades, sendo instrumento fundamental para a abordagem em sala de aula de temas como racismo, homossexualidade, intolerância religiosa etc. Faz-se necessária a realização de outros estudos para que se investigue e compreenda, de forma mais ampla, o posicionamento de professores/as acerca deste tema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T12:55:29Z No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T19:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T19:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectExperiências estéticaspt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.titleExperiências estéticas, diversidade e formação ética no contexto escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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