Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Verônica Laís Barcelos dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T19:57:09Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T19:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Esse estudo demonstrou-se relevante pelo fato de as sociedades atuais serem perpassadas pela desigualdade e exclusão social, revelando uma realidade de privação e inacessibilidade de grande parcela da população a direitos básicos, como alimentação, educação e saúde. Nesse sentido, no contexto escolar, a educação inclusiva apresenta-se como ferramenta de transformação da realidade social, pois objetiva a garantia do direito de todos/as à educação, bem como a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de ensino médio do Distrito Federal - DF. Os resultados indicaram que os professores/as entrevistados/as reconhecem a importância da promoção das experiências estéticas em sala de aula como alternativa para complementar os conhecimentos científicos, possibilitando a articulação dessa modalidade do saber com outras expressões e visões de mundo. Os resultados também indicaram que os/as três entrevistados/as acreditam que a arte, enquanto expressão humana, rompe com os paradigmas e tabus tão presentes nas sociedades, sendo instrumento fundamental para a abordagem em sala de aula de temas como racismo, homossexualidade, intolerância religiosa etc. Faz-se necessária a realização de outros estudos para que se investigue e compreenda, de forma mais ampla, o posicionamento de professores/as acerca deste tema. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T12:55:29Z No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T19:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-14T19:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Experiências estéticas | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.title | Experiências estéticas, diversidade e formação ética no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21852345.pdf | 252.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.