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dc.contributor.authorAlmeida, Danilo Morais de-
dc.date.accessioned2022-05-02T13:15:58Z-
dc.date.available2022-05-02T13:15:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15913-
dc.description.abstractEste artigo visa entender o conhecimento da população sobre o cooperativismo de crédito e suas características. A pergunta a ser respondida é: como disseminar o conhecimento e a cultura de cooperativismo no Brasil, principalmente, as cooperativas de crédito? Para responder a esta pergunta, este estudo tem como objetivo identificar e expor o conhecimento da população sobre o cooperativismo de crédito, bem como sua expansão e popularização, uma opção interessante em meio aos cenários dos bancos tradicionais, que podem trazer diversos benefícios para seus associados. Inicialmente, será apresentado um breve histórico sobre o cooperativismo, surgimento, princípios e principais características, que o tornam um sistema reconhecido mundialmente. Referenciando o trabalho, há explicações do que são bancos comerciais, de investimento, múltiplos, e suas principais características. Na sequência, há a apresentação do questionário aplicado, envolvendo 75 pessoas, maiores de 18 anos e de ambos os sexos, sem conhecimento prévio sobre o assunto. Os dados foram coletados e analisados. Os resultados foram apresentados e discutidos, sendo que, de todos os respondentes, 77,3% disseram ter conhecimento sobre o cooperativismo de crédito, 88% falaram que aceitariam fazer parte de uma instituição financeira na qual fossem “donos” e pudessem ter o poder de decisão. Quanto aos motivos que os levam a escolher uma instituição financeira, 30,7% afirmaram que o principal motivo é a oferta de taxas justas. Além disso, 60% responderam que sabem que as cooperativas não têm fins lucrativos, 68% consideram que a presença de uma cooperativa de crédito é importante para o desenvolvimento da comunidade local e 65,3% têm conhecimento de que existe a distribuição de resultados entre os cooperados, seja de lucros (sobras) ou de prejuízos (perdas). Assim, pode-se concluir que as cooperativas de crédito ainda precisam mostrar à sociedade a sua composição, as responsabilidades e as vantagens para as comunidades onde estão presentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-05-02T13:15:33Z No. of bitstreams: 1 71850277.pdf: 343237 bytes, checksum: 535fc9f9ecb8e05cc67f355343a2acdc (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T13:15:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 71850277.pdf: 343237 bytes, checksum: 535fc9f9ecb8e05cc67f355343a2acdc (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCooperativismo de créditopt_BR
dc.subjectCooperativapt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.titleCooperativismo de crédito: um estudo sobre o conhecimento da população em relação ao cooperativismo de crédito e seus pontos positivospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorGilmar dos Santos Marquespt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

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