Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15950
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Capoeira: uma rica ferramenta para ser utilizada nas aulas de educação física |
Authors: | Gomes, Luiz Marcio Pereira |
metadata.dc.identifier.orientador: | Rômulo de Abreu Custódio |
Abstract: | Para o desenvolvimento de diversas capacidades físicas, motoras e psicológicas utilizando as artes marciais como ferramenta de ensino, é recorrente a análise das principais ações motoras durante o combate ou apenas a prática desportiva . A modalidade da capoeira, comparada as outras artes de luta é muito recente, logo, a literatura atual carece de estudos comprobatórios de sua eficiência como instrumento para o aprendizado nas aulas de Educação Física. O objetivo do presente trabalho é analisar a capoeira como instrumento de ensino nas aulas de Educação Física. Para a construção deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. As fontes de pesquisa utilizadas foram as plataformas digitais: Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e repositório da biblioteca virtual do UniCEUB.O material selecionado apresenta uma cronologia que flutua entre os anos de 1979 a 2021. Diante do questionamento se esta luta tem papel relevante no processo de ensino aprendizagem do indivíduo nas aulas de educação física, pode-se verificar as várias possibilidades de intervenção usando a capoeira como conteúdo nas atividades de aula. Cabendo assim aos professores buscarem o conhecimento desta arte genuinamente brasileira e apresentarem a seus alunos a beleza existente na capoeira, traçar os objetivos a serem alcançados e viajar dentro de todo conteúdo presente na capoeira. |
Keywords: | Capoeira Luta Arte marcial Ensino |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15950 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21801740.pdf | 363.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.