Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15950
metadata.dc.type: TCC
Title: Capoeira: uma rica ferramenta para ser utilizada nas aulas de educação física
Authors: Gomes, Luiz Marcio Pereira
metadata.dc.identifier.orientador: Rômulo de Abreu Custódio
Abstract: Para o desenvolvimento de diversas capacidades físicas, motoras e psicológicas utilizando as artes marciais como ferramenta de ensino, é recorrente a análise das principais ações motoras durante o combate ou apenas a prática desportiva . A modalidade da capoeira, comparada as outras artes de luta é muito recente, logo, a literatura atual carece de estudos comprobatórios de sua eficiência como instrumento para o aprendizado nas aulas de Educação Física. O objetivo do presente trabalho é analisar a capoeira como instrumento de ensino nas aulas de Educação Física. Para a construção deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. As fontes de pesquisa utilizadas foram as plataformas digitais: Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e repositório da biblioteca virtual do UniCEUB.O material selecionado apresenta uma cronologia que flutua entre os anos de 1979 a 2021. Diante do questionamento se esta luta tem papel relevante no processo de ensino aprendizagem do indivíduo nas aulas de educação física, pode-se verificar as várias possibilidades de intervenção usando a capoeira como conteúdo nas atividades de aula. Cabendo assim aos professores buscarem o conhecimento desta arte genuinamente brasileira e apresentarem a seus alunos a beleza existente na capoeira, traçar os objetivos a serem alcançados e viajar dentro de todo conteúdo presente na capoeira.
Keywords: Capoeira
Luta
Arte marcial
Ensino
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15950
Issue Date: 2021
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21801740.pdf363.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.