Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15980
metadata.dc.type: TCC
Title: Emenda Constitucional n. 72, de 2013: empreendedorismo político, janela de oportunidade e o processo de janela de oportunidade e o processo de agendamento da PEC das domésticas
Authors: Oliveira, Natália Teixeira de
metadata.dc.identifier.orientador: Ricardo José Pereira Rodrigues
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise da tramitação da PEC das Domésticas, definida como a solução legislativa para a questão da falta de direitos das trabalhadoras domésticas. Para isto, foi realizado um estudo de caso sobre a PEC, utilizando-se da Teoria dos Múltiplos Fluxos de John Kingdon para operacionalizar a análise do processo que resultou na Emenda Constitucional, destacando os fluxos processuais e os principais atores que intermediaram o texto final. A análise no âmbito do Congresso Nacional identificou os empreendedores políticos que tiveram um papel fundamental para o fortalecimento dos direitos das trabalhadoras, e moldaram o texto constitucional sobre o tema. Abordou-se, ainda, o cenário social do trabalho doméstico no Brasil desde a época da abolição, permitindo compreender as dificuldades da categoria em conquistar os direitos trabalhistas, assim como os conquistaram os demais trabalhadores urbanos e rurais.
Keywords: PEC das domésticas
Empreendedores políticos
Trabalho doméstico
Trabalhadoras domésticas
Emenda Constitucional n. 72/2013
Citation: OLIVEIRA, Natália Teixeira de. Emenda Constitucional n. 72, de 2013: empreendedorismo político, janela de oportunidade e o processo de janela de oportunidade e o processo de agendamento da PEC das domésticas. 2022. Monografia (Especialização em Direito e Relaçõs Governamentais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15980
Issue Date: 2022
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direito e Relações Governamentais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
52000071.pdf618.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.