Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16055
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise correlacional entre sentido de vida, comprometimento organizacional e bem-estar de professores do Brasil
Authors: Carvalho, Renan Dutra
metadata.dc.identifier.orientador: Igor Guevara Loyola de Souza
Abstract: Diante da pandemia do COVID-19, professores tiveram que lidar com mudanças abruptas em relação à profissão, podendo ter afetado o bem-estar destes. Pesquisas demonstram que o sentido de vida vem sendo tema de várias pesquisas relacionadas à saúde. O presente estudo teve como objetivo apresentar esta relação entre sentido de vida, comprometimento organizacional e bem-estar no trabalho dos docentes, diante do contexto da pandemia. Foi realizado um estudo quantitativo de amostragem não probabilística. Fizeram parte desta pesquisa 101 indivíduos de oito estados e do Distrito Federal, sendo esse último a maior concentração de respondentes. Como instrumento de medida, foram utilizadas 3 escalas: a de sentido de vida, sendo intitulada de Pil-Teste (CRUMBAUGH; MAHOLICK, 1974); escala de comprometimento organizacional (BASTOS; AGUIAR, 2015) e escala de bem-estar no trabalho (PASCHOAL; TAMAYO, 2008). Aplicou-se o teste de Mann Whitney para comparação entre as médias de grupos e regressão linear para analisar a relação entre as variáveis. Foram encontradas diferenças no sentido de vida conforme os tipos de instituição de ensino e os cargos dos trabalhadores. Por fim, os resultados revelaram uma relação significativa entre indivíduos que apresentaram maiores índices de sentido de vida, também apresentaram maior comprometimento organizacional e bem-estar no trabalho.
Keywords: Sentido de vida
Bem-estar no trabalho
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16055
Issue Date: 2021
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21708985.pdf175.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.