Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16055
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise correlacional entre sentido de vida, comprometimento organizacional e bem-estar de professores do Brasil |
Authors: | Carvalho, Renan Dutra |
metadata.dc.identifier.orientador: | Igor Guevara Loyola de Souza |
Abstract: | Diante da pandemia do COVID-19, professores tiveram que lidar com mudanças abruptas em relação à profissão, podendo ter afetado o bem-estar destes. Pesquisas demonstram que o sentido de vida vem sendo tema de várias pesquisas relacionadas à saúde. O presente estudo teve como objetivo apresentar esta relação entre sentido de vida, comprometimento organizacional e bem-estar no trabalho dos docentes, diante do contexto da pandemia. Foi realizado um estudo quantitativo de amostragem não probabilística. Fizeram parte desta pesquisa 101 indivíduos de oito estados e do Distrito Federal, sendo esse último a maior concentração de respondentes. Como instrumento de medida, foram utilizadas 3 escalas: a de sentido de vida, sendo intitulada de Pil-Teste (CRUMBAUGH; MAHOLICK, 1974); escala de comprometimento organizacional (BASTOS; AGUIAR, 2015) e escala de bem-estar no trabalho (PASCHOAL; TAMAYO, 2008). Aplicou-se o teste de Mann Whitney para comparação entre as médias de grupos e regressão linear para analisar a relação entre as variáveis. Foram encontradas diferenças no sentido de vida conforme os tipos de instituição de ensino e os cargos dos trabalhadores. Por fim, os resultados revelaram uma relação significativa entre indivíduos que apresentaram maiores índices de sentido de vida, também apresentaram maior comprometimento organizacional e bem-estar no trabalho. |
Keywords: | Sentido de vida Bem-estar no trabalho |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16055 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21708985.pdf | 175.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.