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dc.contributor.authorRomão, Adriane Macedo-
dc.date.accessioned2022-08-29T20:08:13Z-
dc.date.available2022-08-29T20:08:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16096-
dc.description.abstractA partir do referencial teórico da Psicologia Cultural, o artigo tem como objetivo analisar como a feminilidade e a aparência corporal têm sido representadas na mídia na perspectiva de mulheres com diferentes pertencimentos étnico-raciais e de diferentes idades, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Busca-se compreender quais os impactos das mídias e das redes sociais, como o Instagram, nos processos identitários referentes à construção das identidades de gênero das mulheres. Discute-se acerca dos padrões estéticos hegemônicos, do sexismo, da objetificação de mulheres e da violência contra elas no campo das artes visuais e das mídias sociais. Realizou-se uma pesquisa empírica que utilizou uma metodologia qualitativa. Foram selecionadas três mulheres para realizar entrevistas individuais, semiestruturadas, virtuais e de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Os resultados indicaram que todas as participantes tiveram dificuldade em lidar com excesso de peso e com envelhecimento, seja em relação ao próprio corpo ou corpos de outras mulheres, como também ao tipo de corpo desejado e, também, todas as participantes escolheram o mesmo corpo como o que gostariam de ter. Além disso, o Instagram demonstrou grande influência para comparação de aparência corporal, principalmente, para a participante mais jovem. E, também, duas participantes mostraram mais resistência ao olhar padrão estético hegemônico enquanto uma demonstrou menos. Por fim, as participantes negra e amarela relataram mais dificuldades de serem apontadas como belas pelas outras pessoas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-08-26T12:19:33Z No. of bitstreams: 1 22004385.pdf: 213856 bytes, checksum: 449e925f6cd0d1db5c5359732167d2d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-08-29T20:08:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22004385.pdf: 213856 bytes, checksum: 449e925f6cd0d1db5c5359732167d2d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T20:08:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22004385.pdf: 213856 bytes, checksum: 449e925f6cd0d1db5c5359732167d2d0 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectBelezapt_BR
dc.subjectPadrões estéticos hegemônicospt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectGênero.pt_BR
dc.titleA busca pelo corpo perfeito e a objetificação das mulheres: das artes visuais ao instagrampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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