Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16180
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Calderaro, Pedro Paulo Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T18:48:28Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21T18:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16180 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca compreender os principais mecanismos de incentivo à atividade cinematográfica no Brasil, sejam as leis de incentivo à atividade cultural, sejam os fundos de financiamento, seja a participação da iniciativa privada em troca de benefícios fiscais. Ainda, busca-se entender e analisar como funcionam os órgãos que fiscalizam, cuidam, escolhem os projetos, enfim, quem de fato faz a ponte entre esses incentivos e os cineastas e produtoras. O trabalho irá revisar a proteção constitucional, sempre lembrando o dever do Estado e da sociedade de cuidar da cultura nacional. Nesse caso, por não haver previsão constitucional do termo “cinema”, iremos discutir o papel da cultura na Carta Magna que, por sinal, inspirou as demais leis infraconstitucionais. Serão analisadas as leis de promoção da cultura, seu histórico, importância, contribuições e formas de financiamento, com a finalidade de mostrar como o ordenamento jurídico contribui para (ou dificulta) o desenvolvimento dessa linguagem artística. Depois, mostrará como funcionam e quem são os órgãos que tratam da parte cultural, tanto pessoas jurídicas de Direito Público quanto de Direito Privado. A relevância do tema é pautada tão somente na importância da atuação legislativa e administrativa no aporte cultural para a emancipação das manifestações artísticas, que são relevantes para a construção da identidade nacional. É destacado como que essas manifestações devem ser valorizadas, mas que, no entanto, devido ao amplo abismo social no Brasil e muitas vezes o próprio descaso dos governos com essa matéria, são problemas que podem ser sanados com a devida atuação e valorização do Estado, com os incentivos fiscais e fomentos diretos, que, por sua vez, são mecanismos úteis para o financiamento de filmes independentes, porta de entrada para muitas carreiras promissoras que destacam em suas obras peculiaridades invisíveis de muitos setores da sociedade relevantes para a construção da identidade nacional. No final, veremos o impacto no financiamento de produções cinematográficas, visualizando conceitos como identidade, resgate histórico e análise crítica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-09-14T15:56:53Z No. of bitstreams: 1 21752169.pdf: 837377 bytes, checksum: 196118a738ddb4378a4e06c5ee4a6bfc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-09-21T18:48:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21752169.pdf: 837377 bytes, checksum: 196118a738ddb4378a4e06c5ee4a6bfc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-21T18:48:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21752169.pdf: 837377 bytes, checksum: 196118a738ddb4378a4e06c5ee4a6bfc (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à cultura | pt_BR |
dc.subject | Direito à cultura | pt_BR |
dc.subject | ANCINE - Agência Nacional do Cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject | Produção independente | pt_BR |
dc.title | O direito à cultura e o contexto cinematográfico brasileiro: mecanismos de incentivo à produção independente e a importância cultural do cinema | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Tédney Moreira da Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21752169.pdf | 817.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.