Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chagas, Tatiana Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T17:07:40Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T17:07:40Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16206 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é apontar situações em que a atuação do gestor público pode resultar na ineficácia da Lei de Licitações, Lei nº 8.666/93, assim como avaliar se o novo Estatuto, Lei nº 14.133/2021, apresenta alterações legislativas aptas a dirimir ou amenizar tal distorção. O estudo parte da contextualização da promulgação da Lei nº 8.666/93 a fim de apresentar a situação fática da época e a necessária regulação das contratações públicas. Na sequência, são apresentados quatro casos hipotéticos/concretos em que a conduta do gestor público, ainda que legal, acarreta a ineficácia da Lei nº 8.666/93. Os casos apresentados tratam sobre o Programa de Trabalho e seus inúmeros frutos; o desatendimento do cronograma físico-financeiro para faturamento dos serviços após o reajuste do contrato; a classificação inadequada das obras públicas; e o desatendimento à ordem cronológica dos pagamentos. Considerando que a Lei nº 8.666/93 e o novo Estatuto de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/21, conviverão pelos próximos dois anos, de 01/04/2021 a 01/04/2023 (exceto quanto às disposições penais da Lei nº 8.666/93, que foram revogadas de imediato), apresenta-se, na sequência, um estudo comparativo entre as normas a fim de demonstrar que as distorções outrora possibilitadas pela legislação ainda persistem, em certa medida, e que não foram promovidas alterações que garantam integralmente a eficácia da norma. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-09-19T16:05:04Z No. of bitstreams: 1 21653932.pdf: 2129340 bytes, checksum: 29e0639e181e33d6c0385edc7c71cb5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-09-26T17:07:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21653932.pdf: 2129340 bytes, checksum: 29e0639e181e33d6c0385edc7c71cb5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-26T17:07:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21653932.pdf: 2129340 bytes, checksum: 29e0639e181e33d6c0385edc7c71cb5f (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 8.666/93 | pt_BR |
dc.subject | Lei nº 14.133/2021 | pt_BR |
dc.subject | Ineficácia | pt_BR |
dc.subject | Programa de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Cronograma físico-financeiro | pt_BR |
dc.subject | Lei de Licitações | pt_BR |
dc.title | A ineficácia da lei de licitações em razão da conduta do gestor público: estudo comparativo entre o antigo e o moderno estatuto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | André Pires Gontijo | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21653932.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.