Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Rebeca Martins de-
dc.date.accessioned2022-09-27T13:06:50Z-
dc.date.available2022-09-27T13:06:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16223-
dc.description.abstractSubnotificados pelos meios de comunicação e reiteradamente preteridos pelo Poder Público, os crimes motivados pela LGBTfobia dificilmente recebem ênfase no Judiciário brasileiro. Movido pelas manifestações de grupos militantes e pela inércia do Legislativo, o Supremo Tribunal Federal, em julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão 26 e do Mandado de Injunção 4.733, decidiu estender a tipificação dos crimes de racismo àqueles movidos pela homofobia. Ainda não há, contudo, tipo penal específico para estes delitos. Nesse contexto, foi proposto este estudo para analisar se o impacto do entendimento da Suprema Corte nos subsequentes julgamentos do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema configurou um backlash. Mediante pesquisa documental e bibliográfica descritiva de natureza qualitativa, foi analisada a jurisprudência formada entre Junho de 2019 e Junho de 2021 no site do STJ, a fim de determinar se os julgados desta corte foram de alguma maneira afetados. Investigou-se ainda, mediante acesso às informações publicadas no site oficial da Câmara dos Deputados, os Projetos de Lei apresentados visando a criminalização da homofobia. Com este trabalho, espera-se apontar a omissão negligente das autoridades apreciadas, demonstrando que houve um backlash nas decisões posteriores do STJ e comprovando que o judiciário ainda é um órgão extremamente conservador, refletindo uma tendência da sociedade brasileira, dado que, aqueles que fazem o Poder Judiciário são indivíduos dotados de opiniões e posicionamentos políticos, influenciados pelo contexto biopsicossocial no qual estão inseridos, tornando-se, assim, imperativa a atuação conjunta e harmônica dos Poderes para suprimir minimamente a discriminação por orientação sexual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-09-20T14:38:25Z No. of bitstreams: 1 21850079.pdf: 202976 bytes, checksum: e96583aab66244f746e1401ffa6704bf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-09-27T13:06:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21850079.pdf: 202976 bytes, checksum: e96583aab66244f746e1401ffa6704bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-27T13:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21850079.pdf: 202976 bytes, checksum: e96583aab66244f746e1401ffa6704bf (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDireitos fundamentaispt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectCriminalizaçãopt_BR
dc.titleAção direta de inconstitucionalidade por omissão 26: uma análise do backlash nas decisões do Superior Tribunal de Justiçapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorMariana Barbosa Cirnept_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21850079.pdf198.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.