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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16232
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Danin, Felipe Matheus Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T17:56:37Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T17:56:37Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16232 | - |
dc.description.abstract | A regulação normativa dos serviços portuários atende a razões de segurança e de inserção do Estado brasileiro no mercado internacional. O artigo problematiza a regulamentação normativa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) sobre a responsabilidade do pagamento da taxa de sobrestadia de armazenagem de contêineres. A taxa de armazenagem adicional é apresentada como verdadeira remuneração aos terminais portuários pelo serviço prestado. O trabalho destaca a evolução da abordagem do tema de portos nas Constituições brasileiras e a evolução do modelo de exploração da atividade portuária no Brasil, de forma a tentar acompanhar a evolução internacional do setor. À luz da evolução do setor portuário, a ANTAQ destoa da sua função de regular o setor de modo eficiente quando cria normativa que, além de ilegal e inconstitucional, dificulta os terminais portuários a serem remunerados pelo seu serviço de armazenagem adicional, uma vez que não mais conseguem cobrar de quem o contratou, mas deve cobrar a quem deu causa ao não embarque da carga. Por meio de revisão bibliográfica no campo do Direito Portuário e análise documental, mais especificamente do processo administrativo gerador da normatização estabelecida pela ANTAQ sobre a responsabilidade pela sobrestadia e dos atos normativos internacionais, o artigo sustenta a incompatibilidade do entendimento da ANTAQ com a exploração da atividade portuária globalizada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-09-21T13:05:23Z No. of bitstreams: 1 21853588.pdf: 273991 bytes, checksum: 919b2e2ca9f0aa34117a82a2e8436c04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-09-27T17:56:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21853588.pdf: 273991 bytes, checksum: 919b2e2ca9f0aa34117a82a2e8436c04 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-27T17:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21853588.pdf: 273991 bytes, checksum: 919b2e2ca9f0aa34117a82a2e8436c04 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito portuário | pt_BR |
dc.subject | Sobrestadia de armazenagem | pt_BR |
dc.subject | Armazenagem adicional | pt_BR |
dc.subject | Agência Nacional de Transportes Aquaviários | pt_BR |
dc.subject | Incoterms | pt_BR |
dc.subject | Atividade portuária | pt_BR |
dc.title | Sobrestadia de armazenagem: a juridicidade da regulamentação do serviço portuário pela ANTAQ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Antônio Henrique Graciano Suxberger | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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