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dc.contributor.authorCastro, Amanda Rodrigues-
dc.contributor.authorCosta, Mariah Nobre Barbosa da-
dc.date.accessioned2022-10-19T18:58:18Z-
dc.date.available2022-10-19T18:58:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16254-
dc.description.abstractDe acordo com a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo às crianças com até seis meses de idade. Após esse período deve ser iniciada a introdução de alimentos complementares para evitar o atraso no desenvolvimento da criança através do déficit de vitaminas e minerais. Este estudo de revisão de literatura teve como objetivo apresentar os riscos aumentados que as crianças podem desenvolver com uma má alimentação, além de compreender as vantagens e desvantagens do método BLW (Baby Led Weaning, o desmame guiado pelo bebê) e a alimentação complementar tradicional. Sendo assim, foram selecionados artigos científicos, nas bases de dados: Scielo, Pubmed e Google acadêmico, a fim de apresentar o melhor método para a introdução alimentar do bebê, priorizando uma alimentação saudável com o intuito de suprir as necessidades diárias da criança. Ao final da pesquisa, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão de artigos, foram analisados os dez trabalhos mais relevantes. Assim, a alimentação complementar tradicional é período em que a criança consome alimentos em consistência de papas ou purês e progressivamente consome os alimentos da família, já o método BLW faz com que a própria criança se alimente sozinha e conheça os alimentos com a utilização das mãos, ajudando também na coordenação motora do bebê e na interação familiar. Desta forma, o BLW traz diversos benefícios em relação ao método tradicional, proporcionando a criança uma melhor aceitação, maior variedade de alimentos, menores riscos futuros de obesidade e a formação de um hábito alimentar mais saudável. Entretanto possui a desvantagem de gerar um maior desperdício de alimentos e mais sujeira durante as refeições. Por fim, os métodos apresentados são importantes para o desenvolvimento da criança e para uma boa alimentação, porém, através de estudos não é possível definir qual o método mais adequado a seguir.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-10-19T18:57:46Z No. of bitstreams: 1 21805332.pdf: 250017 bytes, checksum: 30d2bad282416dff7ae5d9c660a02f3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-10-19T18:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21805332.pdf: 250017 bytes, checksum: 30d2bad282416dff7ae5d9c660a02f3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-19T18:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21805332.pdf: 250017 bytes, checksum: 30d2bad282416dff7ae5d9c660a02f3b (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMétodo BLWpt_BR
dc.subjectAlimentação complementarpt_BR
dc.subjectAlimentação infantilpt_BR
dc.titleAlimentação complementar tradicional e método BLW: uma análise na introdução alimentarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorDayanne da Costa Maynardpt_BR
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