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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Avaliação da fadiga em pacientes pediátricos com doenças desmielinizastes em seguimento no hospital da criança de Brasília e acompanhados no estudo multicêntrico observacional para caracterização da esclerose múltipla pediátrica no Brasil (EMOCEMP)
Authors: Ferreira, Ana Luísa de Andrade Seguti
metadata.dc.identifier.orientador: Manuela de Oliveira Fragomeni
Abstract: Introdução: A fadiga é uma queixa frequente na população pediátrica, afetando uma proporção relevante em crianças com doenças crônicas. A taxa na qual essa condição ocorre em crianças com doenças desmielinizastes é ainda desconhecida. Objetivo: Avaliar o grau de fadiga em pacientes pediátricos com doenças desmielinizastes acompanhados no Estudo Multicêntrico Observacional para Caracterização da Esclerose Múltipla Pediátrica no Brasil (EMOCEMP), correlacionando a gravidade da doença com o grau de fatigabilidade.Métodos: Estudo quantitativo descritivo, transversal, de levantamento de dados, realizado por meio da aplicação do Índice Neurológico de Fadiga para Esclerose Múltipla (NFI-MS/BR).Resultados: Foram avaliadas 24 crianças com doenças desmielinizastes, sendo observado maior prevalência do diagnóstico de Esclerose Múltipla (29,3%). A predominância da fadiga foi observada em 58% dos pacientes, sendo mais predominante no domínio cognitivo. A associação entre doenças multifásicas e monofásicas com a gravidade de fadiga não foi estatisticamente diferente ao ser comparado entre os grupos. Conclusão: Os dados mostram que a fadiga pode afetar uma proporção considerável de pacientes pediátricos com doenças desmielinizastes, obtendo uma maior pontuação do questionário de fadiga em pacientes de maior idade. Observa-se que não houve relação entre as etiologias e a grau de fadiga. Observa-se um maior predomínio de fadiga no domínio cognitivo.
Keywords: Doenças desmielinizastes
Esclerose múltipla
Fadiga mental
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16267
Issue Date: 2022
Appears in Collections:MED - Graduação

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