Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16285
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise eletromiográfica e estabilométrica em crianças com paralisia cerebral após um protocolo intensivo de exercícios terapêuticos
Authors: Perissé, Beatriz França Naves
Vieira, Gabrieli Boligon
metadata.dc.identifier.orientador: Ana Letícia de Souza Oliveira
Abstract: Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição de saúde comum da infância, em que trata-se de lesões neurológicas que acarretam atrasos no desenvolvimento neurosensoriomotor, cognitivo e, muitas vezes, provoca déficits no desempenho funcional e equilíbrio postural. Um novo recurso de tratamento para essas crianças são os protocolos intensivos com o uso ou não de vestimentas terapêuticas. Nestes protocolos, as vestimentas funcionam como uma órtese corporal que permite a execução de movimentos e exercícios para os mais diversos objetivos, em conjunto com a aplicação de treinos intensos e específicos. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar a diferença de ativação muscular, função motora grossa e oscilação do centro de gravidade de crianças com PC após um protocolo intensivo de exercícios terapêuticos. Tratou-se de um estudo de 10 casos, sendo que os critérios de inclusão foram ter idade entre 2 e 13 anos, diagnóstico de PC e classificação Gross Motor Function Classification System entre os níveis I e IV. Métodos: A Gross Motor Function Measure foi realizada por um profissional capacitado antes do primeiro e após o último protocolo. A Eletromiografia de Superfície foi utilizada para analisar a ativação muscular dos músculos Reto Abdominal, Oblíquos e Multífidos de ambos hemicorpos enquanto a criança permanecia sentada mantendo a postura durante 30 segundos pré e pós protocolo. Além disso, a Plataforma Estabilométrica foi utilizada para avaliar a oscilação postural com a criança sentada mantendo a posição por 30 segundos com os olhos abertos e 30 segundos com os olhos fechados, também antes do início do intensivo e após o último. Resultados: No geral, as crianças apresentaram aumento da média na função motora grossa em 4,68% entre antes e após o treinamento; 30% dos pacientes apresentaram aumento da ativação muscular de todas ou da maioria das musculaturas; 40% obtiverem uma maior aproximação das médias de Root Mean Square associados a uma redução de ativação em alguns dos 6 músculos avaliados. Em relação ao centro de gravidade, 30% dos pacientes reduziram a distância de oscilação com olhos abertos e 70% reduziram com os olhos fechados. Conclusão: Conclui-se com o presente estudo que a realização de um protocolo intensivo de exercícios terapêuticos associados ou não ao uso de vestimentas terapêuticas favorece a melhora da função motora grossa, parece ser promissor na ativação mais equilibrada entre as musculaturas do core avaliadas e na diminuição da oscilação do tronco quando de olhos fechados.
Keywords: Paralisia cerebral
Protocolo intensivo
Vestimentas terapêuticas
Plataforma estabilométrica
Eletromiografia de superfície
Citation: PERISSÉ, Beatriz França Naves; VIEIRA, Gabrieli Boligon. Análise eletromiográfica e estabilométrica em crianças com paralisia cerebral após um protocolo intensivo de exercícios terapêuticos. 2022. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16285
Issue Date: 2022
Appears in Collections:FIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21701679.pdf10.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.