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dc.contributor.authorSpindola, Gean Rodrigues Sousa-
dc.date.accessioned2023-04-05T11:14:57Z-
dc.date.available2023-04-05T11:14:57Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16412-
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar a possibilidade de responsabilização dos influenciadores digitais diante as relações de consumo nas redes sociais, devido a utilização de publicidades ilícitas por estes. No Brasil, com o advento da pandemia do coronavírus e consequente quarentena, houve grande aumento na utilização das redes sociais, momento em que ocorre a ascensão dos influenciadores digitais. Devido a sua grande capacidade de convencimento e confiança sobre aqueles que os acompanham, os influenciadores digitais passaram a servir como “ponte” nas relações de consumerista, incentivando o consumo de determinados produtos ou serviços. Assim, mediante certos benefícios, os influenciadores digitais utilizam sua capacidade de convencimento e exposição pessoal para promover determinado produto/serviço camuflando o seu caráter comercial. Percebe-se, portanto, que essa conduta infringe as normas inerentes à publicidade, regulamentadas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, onde será pormenorizado, neste trabalho, os tipos de publicidade ilícita e sua regulamentação, dispostas também pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, verificar-se-á o papel dos influenciadores digitais nas relações de consumo nas redes sociais, demonstrando os elementos caracterizadores desta relação, sendo regida pelo Código de Defesa do Consumidor. Por fim, superado o entendimento das ações tomadas pelos influenciadores digitais e a relação jurídica existente, será analisado a possibilidade de imputação de responsabilidade civil a esses influenciadores, como forma de proteger os consumidores, vulneráveis nesta relação. Para tanto, será utilizado o método dedutivo, através da análise qualitativa e bibliográfica. Dentre as principais conclusões obtidas neste trabalho, verificou-se, nas relações de consumo nas redes sociais: a exacerbada vulnerabilidade dos consumidores; a capacidade de persuasão e convencimento dos influenciadores digitais; e a confirmação do caráter ilícito das publicidades promovidas pelos influenciadores digitais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-03-29T20:47:09Z No. of bitstreams: 1 21800039.pdf: 404535 bytes, checksum: 0e6f6c838cbb6c3102c876d5d6df9bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-04-05T11:14:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21800039.pdf: 404535 bytes, checksum: 0e6f6c838cbb6c3102c876d5d6df9bd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-05T11:14:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21800039.pdf: 404535 bytes, checksum: 0e6f6c838cbb6c3102c876d5d6df9bd0 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtividade publicitáriapt_BR
dc.subjectDireito civilpt_BR
dc.subjectDireito do consumidorpt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectPublicidade ilícitapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectResponsabilidade civilpt_BR
dc.titleResponsabilidade civil dos influenciadores digitais: responsabilização dos transmissores de publicidade ilícita no mercado de consumo das redes sociaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorDaniella Cesar Torres Crescentipt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

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