Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mundim, Camila Benigni Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T12:17:12Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T12:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16431 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo trata do abandono digital da criança pelos pais ou responsáveis, sob o prisma do paradigma da proteção integral que parte da premissa de que crianças são sujeitos de direitos fundamentais, os quais devem ser assegurados pela família, pela sociedade e pelo Estado. No âmbito deste paradigma, o poder familiar pode ser compreendido como um conjunto de obrigações que os pais têm em relação aos filhos menores para uma formação integral e saudável, obrigações que também estão afetas ao guardião e ao tutor. No campo da assistência e orientação aos filhos, se inclui a obrigação de vigilância e monitoramento das crianças no contexto do uso das diversas mídias digitais, de modo a utilizar esses espaços de forma salutar e evitar exposição a riscos. Caso contrário, restará caracterizado o abandono digital, com repercussões jurídicas para os pais ou responsáveis. A Internet é um ambiente que propicia às crianças inúmeras oportunidades de interação e de conhecimento, mas também as coloca sob riscos que podem ter um impacto negativo em seus direitos fundamentais. Riscos como o cyberbullying, vazamento de dados pessoais, aliciamento online, crimes cibernéticos e abuso sexual infantil. Conclui-se que o regramento do ambiente virtual é incipiente quando colocado ao lado da proteção da criança e que o dever de salvaguardar as crianças quanto aos riscos da internet e o direito delas de acesso a esse ambiente virtual não se confrontam, especialmente pelo avanço das novas tecnologias virtuais cada vez mais sendo utilizadas pelas crianças como ferramenta de apoio metodológico na área educacional, de cultura e lazer. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-03-29T22:26:18Z No. of bitstreams: 1 21800499.pdf: 477837 bytes, checksum: e77dad3d9d58394dbd84775d7d17abda (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-04-05T12:17:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21800499.pdf: 477837 bytes, checksum: e77dad3d9d58394dbd84775d7d17abda (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-05T12:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21800499.pdf: 477837 bytes, checksum: e77dad3d9d58394dbd84775d7d17abda (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Proteção da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.subject | Poder familiar | pt_BR |
dc.title | Abandono digital da criança pelos pais ou responsáveis: uma análise na perspectiva da máxima proteção | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21800499.pdf | 466.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.