Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16603
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alvarenga, Júlia Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T18:27:29Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T18:27:29Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16603 | - |
dc.description.abstract | Este artigo empírico tem como principal objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. A temática da pesquisa é relevante para identificar as potencialidades da arte para desconstruir preconceitos e colaborar para a construção de uma sociedade mais ética e empática. Em termos metodológicos, foi utilizada metodologia qualitativa e participaram da pesquisa três professores/as da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas três entrevistas individuais semiestruturadas virtuais com o uso de imagens e, para a análise dos dados, foi utilizado o método da análise de conteúdo em sua vertente temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que os/as professore/as entrevistados/as consideram que a arte pode contribuir para uma formação mais ética e igualitária. Os recursos artísticos devem ser explorados nas escolas a fim de instigar a reflexão e o pensamento crítico, na intenção da desconstrução de preconceitos e práticas discriminatórias. Ficou evidente, a partir dos resultados, que a inserção de materiais artísticos no contexto escolar, juntamente com a adoção de práticas dialógicas, pode ser bastante promissora na direção da construção de uma Cultura de Paz. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:22:29Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf: 592839 bytes, checksum: ebc67c2a6ab6287c6d7a8ec70b0bce28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:27:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf: 592839 bytes, checksum: ebc67c2a6ab6287c6d7a8ec70b0bce28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-27T18:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf: 592839 bytes, checksum: ebc67c2a6ab6287c6d7a8ec70b0bce28 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Experiências estéticas | pt_BR |
dc.title | Experiências estéticas no contexto escolar: ferramenta para uma formação ética | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf | 578.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.