Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlvarenga, Júlia Cerqueira-
dc.date.accessioned2023-07-27T18:27:29Z-
dc.date.available2023-07-27T18:27:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16603-
dc.description.abstractEste artigo empírico tem como principal objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. A temática da pesquisa é relevante para identificar as potencialidades da arte para desconstruir preconceitos e colaborar para a construção de uma sociedade mais ética e empática. Em termos metodológicos, foi utilizada metodologia qualitativa e participaram da pesquisa três professores/as da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas três entrevistas individuais semiestruturadas virtuais com o uso de imagens e, para a análise dos dados, foi utilizado o método da análise de conteúdo em sua vertente temática. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que os/as professore/as entrevistados/as consideram que a arte pode contribuir para uma formação mais ética e igualitária. Os recursos artísticos devem ser explorados nas escolas a fim de instigar a reflexão e o pensamento crítico, na intenção da desconstrução de preconceitos e práticas discriminatórias. Ficou evidente, a partir dos resultados, que a inserção de materiais artísticos no contexto escolar, juntamente com a adoção de práticas dialógicas, pode ser bastante promissora na direção da construção de uma Cultura de Paz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:22:29Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf: 592839 bytes, checksum: ebc67c2a6ab6287c6d7a8ec70b0bce28 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-07-27T18:27:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf: 592839 bytes, checksum: ebc67c2a6ab6287c6d7a8ec70b0bce28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T18:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf: 592839 bytes, checksum: ebc67c2a6ab6287c6d7a8ec70b0bce28 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectExperiências estéticaspt_BR
dc.titleExperiências estéticas no contexto escolar: ferramenta para uma formação éticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo - Júlia Cerqueira Alvarenga.pdf578.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.