Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16624
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Daniella Soares Marreiros | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T17:34:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T17:34:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16624 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender qual o papel da escola no que se refere à saúde mental de pessoas da comunidade LGBTQIAP+. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, inspirada na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Foram realizadas 3 entrevistas individuais semiestruturadas virtuais com jovens da comunidade LGBTQIAP+ para compreensão de suas vivências escolares e consequências em termos de saúde mental, bem como um grupo focal virtual com 2 psicólogos/as clínicos e 2 psicólogos/as escolares, a fim de pensar em estratégias de intervenção e promoção de uma cultura de paz nas instituições escolares. Para a análise dos resultados, foi utilizado o método da análise de conteúdo em sua vertente temática. Após a transcrição das entrevistas realizadas, foram construídas três categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. Os resultados demonstraram como a solidão, os estereótipos binários de gênero e a discriminação nas escolas deixam marcas profundas nas subjetividades, histórias, corpos e na saúde mental de pessoas LGBTQIAP+. Baixa autoestima, ansiedade, depressão, isolamento social e, em casos extremos, ideações suicidas foram relatados pelos/as participantes entrevistados/as. A pesquisa evidenciou o papel fundamental da escola e dos/as psicólogos/as escolares na prevenção da violência a partir de práticas dialógicas e coletivas. Além disso, mesmo diante de ofensivas ultraconservadoras contrárias ao acolhimento à diversidade na escola, existe uma série de profissionais comprometidos/as e uma diferença geracional significativa: jovens mais sensíveis em relação à importância fundamental de respeitar e valorizar a diversidade que nos constitui enquanto seres humanos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T17:34:19Z No. of bitstreams: 1 Daniella Soares Marreiros Martins.pdf: 12793575 bytes, checksum: 400bd7bd17b0ac96349ccbcff3b96378 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T17:34:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Daniella Soares Marreiros Martins.pdf: 12793575 bytes, checksum: 400bd7bd17b0ac96349ccbcff3b96378 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-01T17:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniella Soares Marreiros Martins.pdf: 12793575 bytes, checksum: 400bd7bd17b0ac96349ccbcff3b96378 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de violência | pt_BR |
dc.subject | Papel dos psicólogos escolares | pt_BR |
dc.subject | Promoção de uma cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental da comunidade LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.title | Diversidade sexual e de gênero: o papel da escola na promoção da saúde mental de indivíduos da comunidade LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniella Soares Marreiros Martins.pdf | 12.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.