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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16631
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Figueira, Lucas de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T18:56:17Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T18:56:17Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16631 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo geral investigar a percepção de professores/as universitários/as a respeito da política das cotas de inclusão racial no ensino superior. A pesquisa buscou compreender suas percepções sobre os/as alunos/as que utilizam do sistema de cotas para ingressar no ensino superior, possibilidades e desafios desse sistema e, por fim, seus conhecimentos e percepções sobre questões como o racismo estrutural e a meritocracia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Participaram da pesquisa cinco professores/as universitários/as de variados cursos, sendo um professor de uma instituição de ensino superior pública e os/as demais de faculdades particulares. Foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. No processo de transcrição das entrevistas, foram elaboradas três categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicaram que, em relação ao racismo, a maioria dos/as professores/as se apropriam do tema sem nenhuma leitura ou aprofundamento, tomando por base apenas suas vivências. Quanto à visão dos/as participantes sobre os/as alunos/as cotistas, as opiniões foram variadas, entre acreditar que estão aptos/as e não estão aptos/as para o ingresso do ensino superior. Apesar de apresentarem algumas críticas relacionadas ao sistema, os/as professores/as foram unânimes em defender que o sistema de cotas é necessário para remediar uma das consequências do racismo, que é a dificuldade de acesso ao ensino superior. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T18:36:03Z No. of bitstreams: 1 Lucas de Vasconcelos Figueira.pdf: 1409791 bytes, checksum: b75e930062d38603f0af12c1fc8807bf (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Políticas de inclusão racial | pt_BR |
dc.title | A perspectiva de professores/as universitários/as a respeito das políticas de inclusão racial no ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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Lucas de Vasconcelos Figueira.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
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