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dc.contributor.authorFigueira, Lucas de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-08-01T18:56:17Z-
dc.date.available2023-08-01T18:56:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16631-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral investigar a percepção de professores/as universitários/as a respeito da política das cotas de inclusão racial no ensino superior. A pesquisa buscou compreender suas percepções sobre os/as alunos/as que utilizam do sistema de cotas para ingressar no ensino superior, possibilidades e desafios desse sistema e, por fim, seus conhecimentos e percepções sobre questões como o racismo estrutural e a meritocracia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas virtuais, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas. Participaram da pesquisa cinco professores/as universitários/as de variados cursos, sendo um professor de uma instituição de ensino superior pública e os/as demais de faculdades particulares. Foi utilizado o método de análise de conteúdo em sua vertente temática. No processo de transcrição das entrevistas, foram elaboradas três categorias analíticas temáticas para nortear o trabalho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicaram que, em relação ao racismo, a maioria dos/as professores/as se apropriam do tema sem nenhuma leitura ou aprofundamento, tomando por base apenas suas vivências. Quanto à visão dos/as participantes sobre os/as alunos/as cotistas, as opiniões foram variadas, entre acreditar que estão aptos/as e não estão aptos/as para o ingresso do ensino superior. Apesar de apresentarem algumas críticas relacionadas ao sistema, os/as professores/as foram unânimes em defender que o sistema de cotas é necessário para remediar uma das consequências do racismo, que é a dificuldade de acesso ao ensino superior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T18:36:03Z No. of bitstreams: 1 Lucas de Vasconcelos Figueira.pdf: 1409791 bytes, checksum: b75e930062d38603f0af12c1fc8807bf (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas afirmativaspt_BR
dc.subjectPolíticas de inclusão racialpt_BR
dc.titleA perspectiva de professores/as universitários/as a respeito das políticas de inclusão racial no ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
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