Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorYousef, Nur Fawzi Ali Said Nimer-
dc.date.accessioned2023-08-11T14:36:04Z-
dc.date.available2023-08-11T14:36:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16680-
dc.description.abstractO presente artigo versará sobre a regulamentação dos esportes eletrônicos. Com o aumento de consumidores de jogos eletrônicos, surgiram os e-sports (esportes eletrônicos), acompanhados de profissionais, organizações, eventos e consumidores da modalidade. Os e-sports estão em uma ascensão global, principalmente no Brasil, um dos países que mais consomem este produto. Dessa forma, o presente artigo pretende inicialmente explicar o surgimento e a ascensão dos jogos eletrônicos e, consequentemente, os esportes eletrônicos, em seguida será considerada a equiparação de esportes eletrônicos a esportes tradicionais, analisando a definição de esporte e de atleta. Posteriormente, será analisado o projeto de lei do Senado n° 383/2017 e os motivos que causaram a sua rejeição, principalmente pelas críticas advindas dos consumidores dos esportes eletrônicos no Brasil. O artigo se concluirá apontando em quais pontos há a necessidade de uma regulamentação, citando a lei n° 9.600/2021 de Salvador-BA, como exemplo. A metodologia utilizada no presente trabalho é o de pesquisa dogmática, com revisão bibliográfica, especialmente a partir da análise de artigos e leis dedicadas à área do direito desportivo e dos esportes eletrônicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-11T14:25:52Z No. of bitstreams: 1 21805019.pdf: 462823 bytes, checksum: dc51b8e4ae2b493b8deffa0b81da5940 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-11T14:36:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21805019.pdf: 462823 bytes, checksum: dc51b8e4ae2b493b8deffa0b81da5940 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T14:36:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21805019.pdf: 462823 bytes, checksum: dc51b8e4ae2b493b8deffa0b81da5940 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEsportes eletrônicospt_BR
dc.subjectE-sportspt_BR
dc.subjectDireito desportivopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectPLS n° 383/2017pt_BR
dc.titleA regulamentação dos esportes eletrônicos no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorChristine Oliveira Peterpt_BR
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21805019.pdf451.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.