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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16684
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Paes, Giovanna Stroher Sabo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T14:36:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T14:36:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16684 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo trata da educação domiciliar no Brasil. Tem como objetivo analisar essa modelagem de educação (homeschooling), na perspectiva do paradigma da proteção integral da criança e do adolescente que sedimenta a ordem jurídica brasileira e que reconhece essa categoria como sujeitos de direitos fundamentais, a serem assegurados em corresponsabilidade tripartite entre a família, a sociedade e o Estado. O estudo utiliza a revisão da literatura, documentos legislativos e precedentes jurisprudenciais. O artigo dispõe sobre os princípios que informam esse paradigma; apresenta aspectos históricos da educação e definições sobre o ensino escolar e o domiciliar; aponta quadros de normas sobre a educação presentes na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Aborda pontos do julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal sobre a educação domiciliar no Recurso Extraordinário 888.815. Traz considerações sobre a Lei Distrital n.º 6.759/2020, que institui o homeschooling no Distrito Federal, ainda sobre os Projetos de Lei Federal n.ºs 3.179/2012 e 1.338/2022. Conclui que essa modelagem de educação não conflita com os princípios da proteção integral, mas reconhece que há necessidade de lei federal que discipline a questão, cujo regramento terá que observar a proteção da criança e do adolescente, seja quanto à efetividade do direito à educação, seja no campo da proteção aos maus tratos e outras violações que podem ocorrer no ambiente familiar. Conclusões que indicam o alcance do objetivo proposto, qual seja, de refletir sobre o tema, sob o viés desse paradigma | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-11T14:33:06Z No. of bitstreams: 1 21850269.pdf: 446756 bytes, checksum: 821d6b94ca91055064dc96d9d6256b97 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-11T14:36:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21850269.pdf: 446756 bytes, checksum: 821d6b94ca91055064dc96d9d6256b97 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Proteção integral à criança | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling | pt_BR |
dc.title | Educação domiciliar no Brasil e a proteção integral da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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