Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16792
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação de liderança transformacional, justiça e comprometimento organizacional e o papel mediador do desempenho no trabalho
Authors: Paini, Letícia
metadata.dc.identifier.orientador: Igor Guevara Loyola de Souza
Abstract: A Liderança organizacional é um assunto estudado há vários anos por diversos autores. O tema chama a atenção por apresentar impactos e influências significativas dentro das organizações e, especificamente, sobre os liderados. Dada a sua significância, o tema deve estar em constante estudo. Esta pesquisa, teve por objetivo apresentar a relação da liderança e da justiça organizacional com o comprometimento organizacional. Foram ao todo 101 respondentes de 9 estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo esse último com a maior concentração. Como instrumento de pesquisa foram utilizadas três escalas: Escala de liderança organizacional, escala de justiça organizacional e escala de comprometimento organizacional acrescida da medida de comprometimento K.U.T. Para a relação entre as variáveis foi utilizada a Regressão Linear e análise de mediação. Os resultados observados comprovaram que o papel do líder e a promoção de justiça no ambiente organizacional impacta o comprometimento do colaborador. Em outras palavras, a relação entre líderes e colaboradores e a promoção de justiça por meio de fatores que transformam a visão do colaborador impactam significativa e positivamente o nível de comprometimento dentro da organização. Observou-se que o desenvolvimento organizacional não interfere na relação entre o estilo de liderança adotado e a promoção de justiça com o nível de comprometimento do colaborador. A contribuição prática desde estudo está na concepção da liderança transformacional e da justiça organizacional como agentes positivos sobre o compromisso adotado pelos colaboradores em relação à organização e os objetivos a serem alcançados.
Keywords: Liderança
Justiça
Comprometimento
Desempenho
Citation: PAINI, Letícia. Relação de liderança transformacional, justiça e comprometimento organizacional e o papel mediador do desempenho no trabalho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16792
Issue Date: 2022
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21905174.pdf3.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.