Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16793
metadata.dc.type: TCC
Title: Por que uso o pix? determinantes da adoção do pagamento instantâneo brasileiro (pix) por micro e pequenos empreendedores
Authors: Fernandes, Giulia Campos
metadata.dc.identifier.orientador: Igor Guevara Loyola de Souza
Abstract: As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) estão passando por muitas transformações, as quais causam mudanças no mercado, interferindo também nas micro e pequenas empresas. Um exemplo de mudança e inovação recente é o surgimento do pagamento instantâneo brasileiro, PIX. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar quais são os facilitadores e os impeditivos em relação à adesão do PIX por Micro e Pequenos Empreendedores brasileiros. A metodologia aplicada foi a realização de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mensurando a percepção de usuários sobre a adoção do PIX. Os dados foram analisados por meio da regressão linear e estatística descritiva que possibilitou a análise de treze hipóteses. Os resultados da pesquisa indicam que Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras e Motivações Hedônicas não possuem relação significativa com a Intenção Comportamental. Além disso, a Barreira Tradicional, diferente das Barreiras de Uso, de Valor, de Risco e de Imagem, não possui influência positiva sobre a Resistência à Inovação. Como sugestão futura, fazer uma pesquisa qualitativa para investigar os motivos pelos quais a Expectativa de Esforço, em específico, não influencia a Intenção Comportamental de forma positiva.
Keywords: Pix
Pagamento instantâneo brasileiro
UTAUT 2
Teoria da resistência à inovação
Citation: FERNANDES, Giulia Campos. Por que uso o pix? determinantes da adoção do pagamento instantâneo brasileiro (pix) por micro e pequenos empreendedores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16793
Issue Date: 2022
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21906282.pdf916.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.