Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16807
metadata.dc.type: TCC
Title: Qualidade de vida no trabalho: uma análise das influências dos relacionamentos interpessoais na percepção de qualidade de vida no trabalho
Authors: Oliveira, Vanessa Bragança de
metadata.dc.identifier.orientador: Érika Costa Vieira Gagliardi
Abstract: A evolução da competitividade no mundo dos negócios pode levar alguns empresários a utilizar estratégias para a criação de vantagens competitivas. Nesse sentido, a criação de diferenciais competitivos a partir da valorização do capital humano se tornou uma das alternativas que podem ser utilizadas, o que fomenta que as organizações desenvolvam políticas que valorizem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de seus colaboradores. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se existe relação entre o relacionamento interpessoal e a percepção da qualidade de vida no trabalho pelos colaboradores do setor de comunicação e cerimonial de uma agência reguladora. Visto isto, este trabalho realiza um estudo teórico, com abordagem qualitativa e realização de entrevistas semiestruturadas, de forma presencial. Dessa forma, por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin e do confronto entre os resultados obtidos com a teoria pesquisada, verificou-se que há percepção dos colaboradores quanto à QVT estar relacionada com a interação e desenvolvimento dos relacionamentos interpessoais no trabalho, sendo também verificada a opinião destes respondentes de que possíveis variações destes fatores, no ambiente empresarial, podem influenciar em seu desempenho.
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Relacionamento interpessoal no trabalho
Fator social no trabalho
Valorização do capital humano
Citation: OLIVEIRA, Vanessa Bragança de. Qualidade de vida no trabalho: uma análise das influências dos relacionamentos interpessoais na percepção de qualidade de vida no trabalho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16807
Issue Date: 2022
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21952670.pdf303.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.