Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16814
metadata.dc.type: TCC
Title: Hibridismo narrativo em “maus: a história de um sobrevivente” - memória na biografia em histórias em quadrinhos até o jornalismo
Authors: Paula, Luiz Eduardo Certain Simas de
metadata.dc.identifier.orientador: Luiz Claudio Ferreira
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da obra de Maus: A História de um Sobrevivente para o jornalismo, podendo ser vista como uma forma de biografia ao contar a história de um sobrevivente real do campo de Auschwitz por meio de uma história em quadrinhos, mesmo apresentando elementos ficcionais. A fim de comprovar tal hipótese, foi realizada uma análise sobre os quatro capítulos da obra, que são contextualizados no campo de concentração de Auschwitz. Para realizar a análise destes capítulos, foram utilizadas cinco perguntas que buscaram comprovar a validade de maus como uma obra biográfica jornalística. Ao fim do presente trabalho foi verificado que, apesar das lacunas encontradas, a obra cumpre o seu papel ao relatar os horrores sofridos pelos judeus durante a segunda guerra mundial, satisfazendo assim todos os requisitos para ser identificada como uma obra biográfica histórica, comprovando-se que, apesar dos elementos ficcionais, ela tem valor de jornalístico histórico.
Keywords: Biografia
Jornalismo
Quadrinhos
Citation: PAULA, Luiz Eduardo Certain Simas de. Hibridismo narrativo em “maus: a história de um sobrevivente” - memória na biografia em histórias em quadrinhos até o jornalismo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16814
Issue Date: 2022
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21652829.pdf407.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.