Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16840
metadata.dc.type: TCC
Title: O neuromarketing e o consumo virtual: uma análise da contribuição do estudo de neuromarketing para o consumo em e-commerce
Authors: Assunção, Luana Moreira de
metadata.dc.identifier.orientador: Tatyanna Castro da Silva Braga
Abstract: O neuromarketing é um campo de estudo que une o marketing e as neurociências. Assim dizendo, prever o comportamento do consumidor tendo como base os processos de informação pelo cérebro e poder identificar o impacto emocional do indivíduo sobre o produto ou serviço. Sua importância se deve ao fato de um entendimento maior dos desejos e necessidades mais profundos dos consumidores, o neuromarketing revela ideias importantes para a criação e também o aprimoramento de ações de marketing e desenvolvimento de produtos, mostram que há influência neurológica na tomada de decisão de compra, que também caracteriza o comportamento dos consumidores. O neuromarketing, desta forma, busca compreender o que motiva o cérebro humano, a fim de perceber o que gera retorno ou não. Portanto, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a influência do neuromarketing em e-commerce e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isso foi realizado um estudo de caso com duas marcas que estão presentes no comércio eletrônico: Magazine Luiza e Pão de Açúcar. Para uma melhor compreensão foi feita uma análise de conteúdo em relação às técnicas de neuromarketing utilizadas nos sites. Como conclusão, verificou-se que as técnicas de neuromarketing, em maiores ou menores proporções, estavam presentes nos sites, capazes de exercer certa influência nos consumidores.
Keywords: Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Marketing
E-commerce
Citation: ASSUNÇÃO, Luana Moreira de. O neuromarketing e o consumo virtual: uma análise da contribuição do estudo de neuromarketing para o consumo em e-commerce. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16840
Issue Date: 2022
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21907791.pdf8.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.